Etiquetas

domingo, 11 de setembro de 2022

DRÁCULA – O PRÍNCIPE DAS TREVAS (Count Dracula / Nachts, Wenn Dracula Erwacht) de Jesús Franco aka Jess Franco

Depois de A IMAGEM DO MEDOA ILHA DO TERRORO VAMPIRO NEGRO e  A FÚRIA DO ASSASSINO, chegou a vez do meu primeiro Drácula com Christopher Lee, a primeira vez que vi o veterano Lee no cinema.

Dirigido por Jesús Franco, que mais tarde vim a saber tratar-se de um “especialista” do género, foi também a primeira adaptação cinematográfica do clássico de Bram Stoker que eu vi. Antes do filme já tinha lido a novela e ficado apaixonado pela mesma. O filme seguia de perto a trama de Stoker e, na minha memória, apesar de não ter a opulência visual da versão de Francis Ford Coppola, continua a ser a melhor versão que vi desse clássico da literatura.

Chistopher Lee era excelente como Drácula, Klaus Kinski um perfeito Rendfield e Herbert Lom convencia como Van Helsing. Também me lembro de ter achado que o jovem que fazia de Jonahthan Harker, Fred Williams, era giraço. Das cenas que melhor recordo, é a dos protagonistas a serem ameaçados numa sala cheia de animais embalsamados.

Anos mais tarde, percebi que esta versão gótica e “suja” não estava muito bem cotada, mas para mim (até um dia que a reveja…) continua a ser, a par da versão com o Frank Langella, a melhor adaptação cinematográfica do romance de Bram Stoker.














Sem comentários:

Enviar um comentário