Etiquetas

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

COISAS ESTRANHAS E UM COMBOIO VIOLENTO

Como que em preparação para o MOTELx, os últimos filmes que tenho visto são todos dentro do género celebrado por esse Festival. Excepção para o divertido e ultra-violento BULLET TRAIN, onde Brad Pitt e um louco leque de personagens tentam matar-se uns aos outros num comboio de alta-velocidade, onde vale literalmente tudo! Não é um filme para todos, mas é uma boa e sangrenta comédia de acção, que recomendo!

Quanto aos outros houve um pouco de tudo. Uma mulher é assombrada por vários homens, uma jovem indígena enfrenta um terrível predador (sim, este está de volta, desta vez em streaming), um pai divorciado caça vampiros para ganhar a vida, um judeu desempregado tem que enfrentar um demónio durante um velório e, por fim, um pequeno grupo de pessoas tenta escapar ao apetite voraz de um extraterrestre.

Destes filmes todos o que mais gostei foi do THE VIGIl, que me provocou alguns calafrios e tem o tipo de atmosfera sobrenatural que eu tanto aprecio. O mais fraquito foi o dos vampiros, DAY SHIFT; é divertido e tem Jamie Fox à frente de um bom elenco, mas falta-lhe suspense e emoção. Quanto ao novo Predador, PREY, custa um pouco a arrancar e o elenco é fraquito, mas recupera o espírito do original e tem boas cenas de acção; na época do politicamente correcto, acho que podia ganhar mais plausibilidade se os indígenas não falassem em inglês.

Acção é algo que não abunda no poeticamente contemplativo, mas tenso, MEN. Jessie Buckley e Ronan Culkin dão-nos duas excelentes interpretações neste drama de terror que nos faz pensar e que apesar do seu visceral final, é aberto a muitas interpretações (possível moral do filme: nós os homens somos todos iguais). Em NOPE o extraterrestre mais original dos últimos anos e um simples chimpanzé demonstram que, apesar do que achamos, as criaturas selvagens não podem ser domadas; o resultado é visualmente interessante, tem algum suspense e os efeitos sonoros são excelentes.
















Apesar de ter passado um bom tempo com todos estes filmes, onde há de tudo para todos os gostos dos amantes do terror, a verdade é que nenhum deles me arrebatou. Apreciei a originalidade de MEN e do NOPE, mas acho que ambos deviam ser mais fortes e a acção arrasta-se um pouco sem necessidade disso. O THE VIGIL de original não tem muito, mas compensa com a sua carga sobrenatural, eficácia de meios e um final interessante.

Vamos lá ver que filme nos reservam os cinemas e os canais de streaming para as próximas semanas, não esquecendo que a nova edição do MOTELX está quase aí.

















BULLET TRAIN: COMBOIO BALA (Bullet Train) de David Leitch - Classificação: 7 (de 1 a 10)

MEN de Alex Garland - Classificação: 6 (de 1 a 10) 

NOPE de Jordan Peele - Classificação: 6 (de 1 a 10)

O PREDADOR: PRIMEIRA PRESA (Prey) de Dan Trachtenberg - Classificação: 6 (de 1 a 10)

TURNO DO DIA (Day Shift) de J. J. Perry - Classificação: 5 (de 1 a 10)

THE VIGIL – O DESPERTAR DO MAL (The Vigil) de Keith Thomas - Classificação: 6 (de 1 a 10)






Sem comentários:

Enviar um comentário