Etiquetas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

JORGE VAI AOS FILMES: OS ÚLTIMOS FILMES DE 2022
















Antes de me debruçar sobre as minhas usuais listas dos melhores do ano, aqui vai uma rápida viagem pelos últimos filmes que vi em 2022.

OS FABELMANS (The Fabelmans) de Steven Spielberg – o regresso à boa forma de Steven Spielberg, num filme auto-biográfico sobre a sua infância e adolescência, que é uma fabulosa carta de amor ao cinema. Um elenco notável (Óscar para Michelle Williams?) num filme com momentos mágicos que só são possíveis de se viverem no escuro de uma sala de cinema. A não perder!  Classificação: 8 (de 1 a 10)

GLASS ONION: UM MISTÉRIO KNIVES OUT (Glass Onion: A Knives Out Mystery) de Rian Johnson – o detective privado Benoit Blanc (Daniel Craig) está de volta em mais um divertido “whodunit”, desta vez passado numa luxuosa mansão numa ilha mediterrânea e com um colorido grupo de personagens. Fiquei com a ideia de que os actores se divertiram mais a fazer o filme que eu a vê-lo, mas gostei do que vi e só tenho pena de ter logo desconfiado de quem seria “culpado” – Classificação: 6 (de 1 a 10)

GUILLERMO DEL TORO’S PINOCCHIO de Guillermo del Toro e Mark Gustafson – com uma notável banda sonora e visualmente brilhante, este é a versão mais negra deste clássico da literatura. Del Toro e Mark Gustafson estão, felizmente, a milhas de distância da insonsa nova versão da Disney e dão-nos uma nova interpretação da história, com um humor e uma magia muito próprias. Não ficarei surpreendido se ganhar o Óscar para Melhor Filme de Animação e tem uma canção, “Better Tomorrows”, que simplesmente adorei!  – Classificação: 7 (de 1 a 10)

I WANNA DANCE WITH SOMEBODY de Kasi Lemmons – Whitney Houston leva o tratamento biográfico de Hollywood, numa versão mais doce do que foi a sua vida real. O filme é essencialmente uma homenagem emocional a essa grande voz e nesse campo não falha. Preparem-se para se sentirem emocionados com alguns dos números musicais e Naomi Ackie vai bem como a famosa diva – Classificação: 7 (de 1 a 10)

AS LINHAS TORTAS DE DEUS (Los Renglones Torcidos de Dios) de Oriol Paulo – uma jornalista (Bárbara Lennie) dá entrada num hospital psiquiátrico fingindo-se de “louca”, na realidade está a investigar um crime... Bem, nem tudo é o que parece neste thriller espanhol, onde a cada “linha” somos surpreendidos e baralhados. Com suspense suficiente para nos manter presos ao ecrã e um excelente elenco, aconselho a quem gosta de bons mistérios – Classificação: 7 (de 1 a 10)

MATILDA (Roald Dahl’s Matilda the Musical) de Matthew Warchus – o grande sucesso dos palcos de Londres recebe uma imaginativa adaptação cinematográfica, curiosamente dirigida pelo responsável pelo musical teatral, Matthew Warchus. Ele dá nova vida ao musical e o filme segue-se com um sorriso nos lábios e Emma Thompson, como a terrível Mrs. Trunchbull, rouba o filme ao restante elenco. Um bom musical! – Classificação: 7 (de 1 a 10)

WHITE NOISE de Noah Baumbach – o dia a dia de uma banal família americana, onde os pais se preocupam com a morte, um vírus ameaçador paira no ar, novos medicamentos têm efeitos secundários indesejáveis e onde os finais felizes acontecem no supermercado. Uma comédia que faz rir e pensar ao mesmo tempo, com um ritmo um pouco lento para o meu gosto, mas bem escrita e com um elenco em perfeita sintonia com o espírito do filme – Classificação: 6 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário