Etiquetas

domingo, 27 de novembro de 2022

JORGE VAI AOS FILMES: RIR É BOM

Nas salas de cinema nacionais, entre os muitos filmes que vão estreando, estão em exibição duas comédias que não podiam ser mais diferentes e ambas são tão boas! Uma é um excelente “feel-good movie” que nos faz rir de forma simples e emotiva. A outra é uma sátira cruel e mordaz que nos faz rir de forma crítica, por vezes negra.

Em UM SONHO EM PARIS uma empregada doméstica viúva sonha em comprar um vestido da Dior e está determinada a tudo para o conseguir comprar. Realizada com amor por Anthony Fabian, é um filme em puro estado de graça, que toca os nossos corações, enchendo-os de felicidade e, confesso, que me fez chorar de alegria.

No TRIÂNGULO DA TRISTEZA, não chorei de alegria, mas quase chorei a rir com a galeria de personagens que navegam num luxuoso barco rumo ao desastre. O realizador e argumentista Ruben Õstlund não poupa ninguém, ricos e pobres, nesta comédia corrosiva que lança um olhar satírico sobre a sociedade em que vivemos.

Ambos os filmes são interpretados por actores talentosos que captam o espírito das suas personagens de forma convincente, sendo um prazer acompanhá-los nas suas aventuras e desventuras. Se como capitão do barco Woody Harrelson não foge do seu registo habitual, a verdade é que este funciona perfeitamente com o seu personagem. Já como a sonhadora Mrs. Harris, Lesley Manville revela toda a sua versatilidade fazendo-nos apaixonar pela sua personagem. Só um pequeno apontamento, a bonita jovem que faz de modelo da Dior, Alba Baptista, é portuguesa.

Diria que o TRIÂNGULO DA TRISTEZA é um filme para cínicos com sentido de humor e que UM SONHO EM PARIS é um filme para sonhadores românticos. A não perder nenhum destes dois filmes!

UM SONHO EM PARIS (Mrs. Harris Goes to Paris) de Anthony Fabian  – Classificação: 8 (de 1 a 10) 

TRIÂNGULO DA TRISTEZA (Triangle of Sadness) de Ruben Õstlund  – Classificação: 8 (de 1 a 10) 







Sem comentários:

Enviar um comentário