A História: Inglaterra Século XVIII. A Rainha Anne é frágil e acaba por ser a sua amiga íntima Lady Sarah que governa em nome dela. Quando a jovem Abigail, prima de Sarah, aparece no castelo e se torna amiga da rainha, as coisas complicam-se, com as duas a competir pela atenção da rainha.
O Filme: Intrigas palacianas, traições e a sede pelo poder, estão na ordem do dia nesta comédia dramática histórica inspirada em factos históricos, se bem que não sei o que na realidade são os factos e o que é ficção. Mas isso também não interessa nada, o importante aqui é a relação das três personagens femininas e o excelente trio de actrizes que lhe dão vida: Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone. Qualquer uma delas está no seu melhor e não percebo porque razão Colman é nomeado para o Óscar de Melhor Actriz e as outras duas na categoria de Actriz Secundária, pois, praticamente, têm todas a mesma importância.
Como é seu costume, o realizador Yorgos Lanthimos (THE LOBSTER e THE KILLING OF A SACRED DEER) imprime ao filme um lado visual estranho, com ângulos distorcidos ou filmando os seus personagens de baixo para cima, quase ridiculizando-os. Mas, como comentou uma amiga minha, até faz sentido; era uma sociedade distorcida, ridícula nos seus costumes, para já não falar nas cabeleiras masculinas.
É sem dúvida um filme interessante, que foge ao habitual neste tipo de filmes históricos e que, com um humor quase negro, goza com o poder dos soberanos e com as politiquices. Nesse tempo, como hoje, é sempre a mesma coisa; todos querem ter poder, não interessa como.
Classificação: 6 (de 1 a 10)
Sem comentários:
Enviar um comentário