Etiquetas

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

REGRESSSO A CASA (Gui Lai) de Zhang Yimou

Lu e Feng são um casal que se vê separado quando Lu é condenado por razões politicas. Anos mais tarde ele tenta fugir, mas ao encontrar-se com a mulher é denunciado pela ambiciosa filha de ambos e volta a ser preso. Anos depois é finalmente libertado e regressa a casa, mas Feng perdeu parte da sua memória e não o reconhece.

Melodrama chinês a fazer lembrar os grandes clássicos de Hollywood, nomeadamente os filmes de Douglas Sirk. Visualmente bonito, conta-nos uma romântica história de amor, que tem tanto de belo como de triste. O realizador evita cair na lamechice, contando-nos a história com sensibilidade, simplicidade e uma grande paixão pelos seus personagens.

Como Feng, Li Gong é convincente como a mulher apaixonada que não reconhece o seu marido. No papel deste, Daoming Chen consegue comover-nos com a sua verdadeira devoção pela mulher. Huiwen Zhang vai bem como a filha traidora, roída pelos remorsos causados pelas suas acções.

A cena do encontro na estação de comboios, que termina com a prisão de Lu, com todo o seu dramatismo e exagero levou-me de volta ao cinema dos anos 40/50 e gostei disso. Já a cena final, nessa mesma estação, deixou-me de coração partido. Classificação: 7 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário