Etiquetas

domingo, 10 de fevereiro de 2019

CAFARNAUM (Capharnaüm) de Nadine Labaki

A História: Zain, é um miúdo de 12 anos que é condenado a cinco anos de prisão por ter esfaqueado um homem. Decide então processar os seus pais por o terem posto no Mundo.

O Filme: É quando vemos um filme destes, que muitos nós percebemos a boa vida que temos e que devíamos deixar de reclamar por tudo e por nada. A história do pequeno Zain é de uma desgraça e tristeza imensa, filmada em bairros degradados, com personagens porcos e maus (e alguns feios também); um verdadeiro inferno de onde parece não haver saída. 
As personagens são interpretadas por um elenco de não profissionais que dão realismo ao filme. O pequeno Zain Al Rafesa é muito bom e as melhores cenas do filme, são as da sua relação com o bebé. 
Infelizmente, a realizadora Nadine Labaki (que nos deu CARAMEL), opta por um estilo quase documental, que não me ajudou a envolver-me emocionalmente com o filme (o defeito pode ser apenas meu). O filme está construído para nos fazer chorar com a história de Zain e da jovem mãe da Etiópia que pode ser deportada em qualquer altura, correndo o risco de perder o seu bebé. Há uma lamechice iminente que acaba por prejudicar o filme. Talvez eu não estivesse com o espírito certo para ver isto, mas fiquei decepcionado.

Classificação: 4 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário