Etiquetas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CAVALO DE GUERRA (War Horse) de Steven Spielberg


Era uma vez um rapaz de nome Albert e um cavalo de nome Joey, que o pai do primeiro compra em estado de embriaguês. Entre o rapaz e o cavalo nasce uma bonita amizade que é posta em risco quando o pai vende o cavalo a um capitão da cavalaria. E assim, o animal vai combater na 1ª Grande Guerra e passar pela mão de várias pessoas.

Lembram-se dos filmes da Lassie? Agora imaginem uma versão mais dramática e com um cavalo. O resultado é este CAVALO DE GUERRA. Sou um fã incondicional de Steven Spielberg, mas ele nem sempre faz bons filmes e este é um desses casos. A lamechice abunda e as tragédias são tantas que, passado um bocado, estamos imunes. O filme é demasiado longo e não há muita paciência para a parte bucólica onde uma irritante menina brinca com os cavalos, enquanto o avó faz compotas ou a observa da janela da casinha perfeita... é tão doce que pode provocar ataques a diabéticos!

O elenco não é mau, mas o melhor é o cavalo e é a ele que pertence a melhor cena do filme. À solta pelo meio das trincheiras, ele fica preso no arame farpado, o que nos leva a uma verdadeira cena de antologia, filmada com humor e perícia por Spielberg. Quanto ao final, com o céu muito vermelho, trouxe-me memórias de uma cena semelhante em E TUDO O VENTO LEVOU.

Não é que o filme seja mau, mas não me convenceu e ia à espera de mais e melhor. 2011 não foi um bom ano para Spielberg, se bem que este filme é melhor que as AS AVENTURAS DE TINTIN. Classificação: 4 (de 1 a 10)


3 comentários:

  1. Amigo Jorge, também fui ao cinema ver este filme e gostei muito, entendo que o tenha desiludido um cadinho e que o tenha achado lamechas e cheio de tragédias, mas também tenho que lhe dizer que se trata de um dos melhores filmes de Steven Spielberg, pela capacidade de nos fazer sonhar, de nos fazer torcer pelo cavalo e pelo seu dono, Albert, em alguns momentos. Ingelizmente, as desgraças fazem parte das nossas vidas, quem é que já não enfrentou algumas ?! Ao contrário de si, penso que a cena do arame farpado e que envolve uma grande cena entre dois combatentes é a pior do filme. Também ao contrário de si, penso que aquela cena bucólica onde uma menina irritante ( Irritante ? onde ?) brinca com os cavalos enquanto o avô faz compotas ou a observa da janela da casinha perfeita é tão doce que pode causar ataques a diabéticos ! ! !, é uma das partes mais comoventes do filme, filme este que eu não acho nada longo, 149 minutos foram suficientes para mostrar a história que Spielberg quis nos mostrar. "War Horse" soma pontos nas ditas cenas comoventes e é nesse campo que o realizador mais se destaca, afinal, ele é o mestre em nos provocar emoções, lembra-se de "E.T." ? Ou de "A Lista de Schindler" ? Desculpe se não concordo consigo neste filme, mas dá-me a sensação que não vimos o mesmo filme... Outra coisa, já visitou o meu blog ? Ainda não te adiconaste a ele...

    ResponderEliminar
  2. ??????? na sua opinião né?

    ResponderEliminar
  3. Né... é simplesmente a minha opinião, nem mais nem menos.

    ResponderEliminar