Etiquetas

domingo, 16 de agosto de 2015

O VERÃO DE MAY (May in the Summer) de Cherien Debis

May, uma jovem escritora de origem jordana que vive em Nova Iorque, regressa à sua cidade Natal, Amã, onde se irá realizar o seu casamento. Aí reúne-se com a sua mãe e irmãs, depressa percebendo que todas têm problemas a resolver. Entretanto começa a não se sentir muito certa quanto ao seu eminente casamento.

Dirigido, escrito, produzido e interpretado por Cherien Dabis, poderia temer-se algo de egocêntrico, mas não. Dabis dá-nos uma simpática comédia dramática sobre o conflito de culturas e gerações, com um carinho especial por todos os personagens. O ritmo não é o que cinema americano nos habituou e sabe bem ver como a história e os personagens respiram sem pressas. Dabis mostra também como é possível contar uma boa história em pouco menos de hora e meia, uma raridade nos tempos que correm.

No papel principal Dabis vai muito bem, mas a seu lado também brilham Hiam Abbass como a sua mãe e Nadine Malouf e Alia Shawkat como as irmãs. Também gostei de Elie Mitri como o simpático e sexy “guia turístico” Karim.

O filme tem uma graça simples que nos cativa e um colorido grupo de personagens difíceis de resistir. Uma boa surpresa que recomendo sem hesitações, mesmo para aqueles que poderão achar que se trata de um “filme de gajas”. Classificação: 7(de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário