Etiquetas

domingo, 19 de julho de 2015

TESTEMUNHO DE JUVENTUDE (Testament of Youth) de James Kent

Vera é uma jovem de espírito independente que sonha ter uma vida académica. Apanhada pelos horrores da 1ª Guerra Mundial, vê o seu irmão e amigos, incluindo a sua paixão Roland, irem combater para a frente e acaba por se oferecer como enfermeira e assim viver a guerra na primeira pessoa.

O trailer promete um drama romântico épico, na linha de E TUDO O VENTO LEVOU (a cena de Vera no meio dos soldados feridos remete para uma cena semelhante nesse grande clássico), mas na realidade o realizador… dá-nos um drama frouxo, a atirar para o poético e cuja acção se arrasta por mais de duas longas horas. Tem paisagens bucólicas e actores limpinhos, mas falta-lhe emoção.

Para mim o maior problema é a relação de amor entre Vera e Roland. Não existe qualquer química entre os actores que interpretam os respectivos personagens, Alicia Vikander e Kit Harington; se ela consegue convencer como uma jovem apaixonada e cheia de coragem, já ele é a personificação do insonso, com o seu ar assexuado e olhar de coelho assustado. Este facto arruinou o filme para mim, pois era imperativo que esta paixão fosse real para me poder sentir emocionalmente ligado ao filme e às suas personagens. A verdade é que Vikander tem muito mais química com os actores que fazem do seu amigo Victor, Colin Morgan, e do seu irmão, Taron Egerton, do que com o seu apaixonado. A melhor cena do filme é entre Vera e o seu irmão; quando esta trata dos seus ferimentos e sabe da sua paixão secreta. Se ao menos o filme tivesse mais cenas destas...

Um pequeno aparte. Numa cena, Vera e os seus três amigos vão por uma estrada fora e não consegui deixar de pensar na Dorothy de O FEITICEIRO DE OZ e seus três companheiros a caminharem pela "yellow break road".

Acredito que muitos românticos e românticas vão gostar mais do filme do que eu. O facto de ser baseado numa história verídica, não alterou os meus sentimentos relativos ao filme. Classificação: 4 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário