Maria Enders é
uma famosa actriz que, ao aceitar entrar numa nova versão da peça que a tornou
famosa há 20 anos atrás, se vê confrontada com a sua própria realidade, a de
uma mulher de 40 anos cuja juventude já ficou para trás.
O argumento é
interessante e o duelo entre as três actrizes está bem dirigido, mas não havia
necessidade do realizador/argumentista Olivier Assayas esticar tanto o filme,
tornando-o demasiado longo. Uma montagem mais criativa e um corte aqui e ali,
poderia ter feito milagres. Assim, temos algumas cenas desnecessárias,
como por exemplo a sequência em que
Valentine (a assistente de Maria) conduz na noite e acaba a vomitar. Os
passeios pelas montanhas são bonitos, mas não eram preciso tantos.
O melhor é
mesmo as actrizes. Juliette Binoche está em grande forma, dando à sua Maria
Enders toda a emoção e profundidade que este precisa, e a sonsa da Kristen
Stewart é uma agradável surpresa. Num papel mais secundário, Chloë Grace Moretz
também convence como a estrela teenager que não quer saber dos outros para
nada. Infelizmente, o resto do elenco não está à altura destas actrizes.
O filme aborda algumas
questões relevantes sobre as crises da idade, bem como algumas pessoas se
deixam deliberadamente manipular e enganar. Com estes temas poderia ser um
filme muito mais forte. Classificação: 5
(de 1 a 10)
A cena da Valentine a conduzir foi das poucas que gostei mesmo, principalmente com aquela música que ficou uma boa cena.
ResponderEliminar"As Nuvens de Sils Maria": 2*
"As Nuvens de Sils Maria" deixou algo a desejar e deixou-me com um sabor amargo na boca.
"Clouds of Sils Maria" deu-me sono e cheguei a adormecer numa ou outra cena.
Cumprimentos, Frederico Daniel aka Os Filmes de Frederico Daniel.