Etiquetas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ASSALTO À 13ª ESQUADRA de John Carpenter


Uma das melhores coisas que me aconteceu como cinéfilo em 1979, foi descobrir o cinema de John Carpenter, que depressa se tornou um dos meus realizadores preferidos.

No dia 16 de Novembro desse ano assisti à estreia de HALLOWEEN no ecrã gigante do Monumental, filme que ainda hoje é um dos meus favoritos de sempre. Pouco tempo depois, no dia 8 de Dezembro, vi no ecrã gigante do Império este intenso ASSALTO À 13ª ESQUADRA.

A história é muito simples. Uma esquadra prestes a encerrar de vez recolhe um homem em pânico a quem um gang acabou de assassinar a sua pequena filha (uma cena choque e inesperada), o problema é que ele matou o assassino da filha e agora o resto do gang persegue-o. Estes depressa atacam a esquadra, obrigando os seus poucos funcionários a reunirem forças com três criminosos a fim de sobreviverem; o problema é que eles não têm forma de pedir ajuda e o número dos membros dos gangs vai aumentando assustadoramente. 


Como já disse, este ASSALTO, ao contrário da pobre e desnecessária remake, era intenso, com suspense de cortar a respiração. Carpenter era um mestre em criar situações tensas, isolar os seus heróis e fazer-nos sofrer com eles. Este é um dos seus melhores filmes, brilhantemente executado, sem grandes efeitos ou meios de produção, mas feito com verdadeira paixão pelo cinema. Altamente recomendado!




Sem comentários:

Enviar um comentário