Etiquetas

sábado, 20 de abril de 2013

UM HOMEM A ABATER (Dead Man Down) de Niels Arden Oplev


Victor trabalha para um senhor do crime organizado, de quem ganhou a confiança. Uma sua vizinha, Beatrice, que sofreu um acidente automobilístico que a deixou desfigurada, aproxima-se dele e revela que sabe que ele é um assassino. Assim faz chantagem com ele -  ou ele mata o homem responsável pelo seu acidente ou ela vai à policia. Entretanto, alguém anda a destabilizar o mundo crime organizado e o patrão de Victor parece ser o alvo.

Niels Arden Oplev, o realizador da versão original do THE GIRL WITH THE DRAGON TATTOO, realiza aqui o seu o primeiro filme americano e fez-se acompanhar da actriz Noomi Rapace (a Lisbeth Salander do seu THE GIRL...) para esta sua estreia. O resultado é um eficaz thriller de acção, que vive tanto das cenas de acção como da caracterização dos seus personagens. Gostei do contraste entre a violência brutal de algumas cenas e os silêncios vividos por Victor e Beatrice. Uma sombra negra paira sobre a vida deste estranho par, mas ao mesmo tempo quando estão juntos parece haver a chance de luz.

Desde de THE GIRL WITH... que Noomi Rapace não brilhava tanto e aqui volta a dar-nos uma interpretação forte e emotiva. A seu lado Colin Farrell também está no seu melhor e juntos formam um par perfeito. As cenas em que eles se conhecem, da varanda de um para a do outro, com um “abismo” pelo meio, diz muito sobre as suas vidas solitárias e trágicas.

Este não é apenas mais um filme americano de acção com bons e maus, é mais que isso. É um filme sobre duas pessoas marcadas pela vida, que julgam não ter nada a perder e que se sentem consumidos por desejos de vingança. Uma boa e negra surpresa! Classificação: 7 (de 1 a 10)






Sem comentários:

Enviar um comentário