Etiquetas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROFESSOR LAZHAR (Monsieur Lazhar) de Philippe Falardeau


Uma professora suicida-se na sala de aulas de uma escola primária, antes da sua aula começar. Um refugiado argelino é contratado para a substituir, vendo-se obrigado a lidar com uma turma de alunos que não percebem o que pode ter levado a professora a cometer tal acto.

Este drama, realizado com humor e sensibilidade por Philippe Falardeau, dá-nos um retrato realista, por vezes comovente, da relação de um professor com os seus alunos. Sem grandes dramatismos, lamechices ou artificialismos, vamo-nos envolvendo lentamente na vida dos personagens e vivendo os seus problemas.

Como o professor Lazhar, Mohamed Fellag dá-nos uma interpretação honesta e expressiva, fazendo-nos acreditar no seu interesse pelos alunos. Estes são interpretados por um convincente e divertido grupo de crianças de várias etnias.

Se estivéssemos perante uma produção americana imagino que o final seria diferente, menos autêntico e mais dramático. Mas é o final certo para esta história de gente simples a tentar superar os seus problemas pessoais. Classificação: 6 (de 1 a 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário