Etiquetas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

DEUS BRANCO (Fehér Isten) de Kornél Mundroczó

Uma miúda de 13 anos, Lili, fica muito triste quando o seu pai a obriga a abandonar o seu cão Hagen. Entretanto, pela cidade, os cães vadios andam a ser apanhados e levados para canis onde os espera a morte. Hagen consegue escapar, mas cai nas garras de um homem que treina cães para combate. Enquanto Lili tenta encontrar o seu cão, este foge do treinador, vai parar a um canil e aí lidera uma fuga de cães que coloca a cidade em perigo.

O trailer fazia lembrar os filmes de terror animal que estiveram em voga nos anos 70/80, mas não é disso que este filme trata. O realizador dá-nos um drama sobre uma miúda que é obrigada a ir viver com o pai, enquanto a mãe vai para fora com o seu actual marido; a mais interessante história da revolta dos cães é deixada para segundo lugar. A acção arrasta-se entre cenas de Lili numa “rave-party” ou a amuar nas aulas de música. Quanto ao cão, é vítima de uma violência chocante que nos coloca a seu lado, mas a sua vingança tarda a chegar e depois sabe a pouco.

Os personagens são todos detestáveis, incluindo Lili, pelo que não é de estranhar que estejamos do lado dos cães. Julgo que é essa a pretensão do realizador, que quase no início nos presenteia com uma gratuita cena de uma vaca a ser desventrada num matadouro, cena esta que nada contribui para a história. A ideia com que ficamos é que ninguém naquela cidade gosta de cães ou tem respeito pelos animais. Na verdade, a raça humana consegue ser verdadeiramente detestável, só é pena que o filme não esteja à altura desta triste realidade. Pode ser uma parábola, mas a mim não me convenceu. Classificação: 4 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário