Etiquetas

segunda-feira, 4 de maio de 2015

UMA TURMA DIFÍCIL (Les Héritiers) de Marie-Castille Mention-Schaar

Uma turma constituída por jovens de várias etnias é considerada a mais problemática da escola. Uma professora, Anne Gueguen, decide apostar neles, convencendo-os a entrar numa competição nacional sobre o impacto do holocausto nas crianças e adolescentes que o viveram.

O título em português do filme é infeliz, redutor e enganador, fazendo-nos pensar que se pode tratar de uma comédia sobre adolescentes problemáticos e as suas relações com os professores. É verdade que o filme também fala disso, mas o seu título original “Os Herdeiros” tem muito mais a ver com os acontecimentos, baseados numa história real, que retrata. Seja como for, nenhum dos títulos me preparou para o grande impacto emocional que o filme teve sobre mim. Saí da sala com olhos vermelhos de chorar e com um forte nó na garganta.

A realizadora Marie-Castille Mention-Schaar, também responsável pelo argumento em parceria com Ahmed Dramé, filma os seus personagens de forma casual, quase como se se tratasse de um documentário. Cinematograficamente é tudo muito simples, sem efeitos de qualquer espécie, mas realizado com grande sensibilidade e evitando cair na lamechice a que o tema se predispõe. O tema, esse é o holocausto e as suas consequências para milhares de pessoas, bem como a intolerância e o racismo, questões tão relevantes durante a Segunda Guerra Mundial como no presente. Tal como os alunos, nós vamos sendo arrebatados pela tragédia dos campos de concentração e, quando um sobrevivente do holocausto discursa casualmente em frente dos alunos, as emoções provocadas pela sua história deixam-nos a todos de rastos.

O elenco é simplesmente excelente, tanto os jovens, com destaque para Noémie Merlant como uma jovem rebelde e Ahmed Dramé como o jovem que sonha com o cinema, como os adultos são fantásticos. Como Gueguen, Ariane Ascaride é tudo aquilo que gostávamos de ter encontrado num professor e a sua interpretação é extremamente convincente.

Da irritante cena inicial ao final, é um daqueles filmes que dificilmente se esquecem. Numa altura em que parece que as novas gerações não acreditam no holocausto e as velhas gerações preferem não recordar o assunto, este filme é de visão obrigatória, bem como um dos melhores do ano! Classificação: 9 (de 1 a 10)


1 comentário:

  1. Boa tarde, em primeiro lugar parabéns pela análise. Gostei mais da sua análise do que do filme, que para mim foi apenas bom.

    "Uma Turma Difícil": 3*

    Não posso dizer que foi uma desilusão pois o filme é bom, mas as minhas expectativas eram altíssimas e foram defraudadas.
    O filme faz pensar e ter sido baseado em factos verídicos foi importante para o efeito, portanto espero que o visualizem.

    Cumprimentos,

    Frederico Daniel.

    ResponderEliminar