Etiquetas

sábado, 2 de agosto de 2014

A EMIGRANTE (The Immigrant) de James Gray

Nova Iorque 1921. Ewa é uma jovem polaca que chega à América com a sua irmã doente, com a esperança de se reunir com os seus familiares e ser feliz. A sua irmã é obrigada a ficar de quarentena e ela a ser deportada, sendo salva por Bruno. Este leva-a para a cidade, onde a convence a prostituir-se com o intuito de conseguir salvar a sua irmã, mas as coisas complicam-se ainda mais quando Orlando, primo de Bruno, aparece e capta a atenção de Ewa.

Fazia já algum tempo que não via um filme que me fizesse tanto lembrar as chamadas histórias das desgraçadinhas. Mas a vida de Ewa é uma desgraça atrás da outra, sem grandes hipóteses de redenção. O filme até que começa bem, mas ao fim de pouco mais de 10 minutos, comecei a perder o interesse pelos personagens, não conseguindo envolver-me emocionalmente com o que se passava no ecrã. Quem conseguir essa envolvência de certeza que conseguirá usufruir mais deste filme pesado e negro (a fotografia cheia de grão carrega ainda mais a atmosfera dramática) do que eu.

Eu achei-o desinteressante e nem a presença da talentosa Marion Cottillard (lindíssima na cena da igreja, onde o seu rosto é iluminado por uma simples vela) me prendeu a atenção. É uma pena ver o talento desta grande actriz desperdiçado numa personagem que parece não ir a lado nenhum. A seu lado, Joaquin Phoenix, num personagem patético, está um bocado “over-acting” e Jeremy Renner não chega a ter tempo de desenvolver o seu personagem.


Em conclusão, um melodrama desinteressante, onde os acontecimentos são por vezes forçados e cujas personagens deviam ter mais profundidade. Classificação: 3 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário