Etiquetas

domingo, 4 de maio de 2014

DIPLOMACIA (Diplomatie) de Volker Schlöndorff

Ao verem que vão perder Paris a favor dos Aliados, os nazis decidem destruir a cidade, cabendo essa tarefa ao General Dietrich von Cholitz. Nas horas que antecedem a destruição, ele é visitado pelo embaixador da Suécia em Paris, Raoul Nordling, que vai tentar convencê-lo a abortar a sua missão.

Nunca fui dado muito a História, talvez daí nunca ter ouvido falar da situação aqui retratada que é sem dúvida um episódio interessante da Segunda Guerra Mundial. Ia com receio que o filme, que é basicamente um diálogo entre Nordling e Cholitz, se tornasse chato,  mas dei por mim agarrado ao ecrã e os cerca de 90 minutos passaram num instante.


Este tipo de filmes necessita de excelentes actores para dar vida aos personagens e tem-los em André Dussollier e Niels Arestrup como, respectivamente, Nordling e Cholitz. O primeiro é um homem insinuante, manipulador, que sabe jogar com as palavras e as emoções, sem revelar tudo aquilo que sabe ou esconde. O segundo é um homem que adora a sua família, cansado da guerra, que percebe que a destruição de Paris em nada vai contribuir para a vitória de Hitler, mas ao mesmo tempo é fiel aos seus princípios e aos seus superiores. Juntos oferecem-nos um duelo digno de ser visto. Classificação: 7 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário