Etiquetas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

NINFOMANÍACA - PARTE II (Nymphomaniac – Volume II) de Lars Von Trier

Joe continua as contar as suas histórias eróticas a Seligman.

Gostei muito da parte 1, mas fiquei muito decepcionado com a continuação. É como se o assunto se tivesse esgotado no primeiro filme e agora pouco mais houvesse a acrescentar. O humor que me surpreendeu no filme anterior está praticamente ausente deste e quando não está roça o ridículo (a cena dos negros, a das colheres ou o pato silencioso). Também não queria acreditar que Trier revisitasse quase na totalidade uma das sequências do seu ANTI-CRISTO, mas fá-lo com a mesma intenção moralista (o desejo sexual não é compatível com a parentalidade),

A melhor coisa da parte 1 era a presença de Uma Thurman, aqui é a presença de Jamie Bell. O puto de BILLY ELLIOT cresceu e transformou-se num belíssimo actor, dando aqui vida a um personagem perverso e enigmático.

Tal como acontece na parte 1, o filme continua a ser um pouco didáctico, com dissertações filosóficas que caem no cliché. A personagem principal queixa-se de não ser socialmente aceite, mas o problema é que ela própria tem dificuldade em aceitar a sua sexualidade e acha que a melhor forma de sobreviver é se abdicar da mesma. Quer-me parecer que Trier também acredita nisso e castiga a sua personagem, se bem que no (talvez desconcertante) final parece defendê-la.

Nesta segunda parte achei o sexo gratuito e até sou daqueles que não tenho problemas nenhuns em ver cinema pornográfico. Também não percebi porque razão é que Jerome, o personagem interpretado por Shia LaBeouf, é interpretado por outro actor quando é mais velho; não faz sentido, ainda por cima quando LaBeouf e Charlotte Gainsbourg (como a mais velha Joe) interpretam cenas juntos. Foi impressão minha, ou também acham que os mamilos de Gainsbourg parecem uns pequenos pénis?


A verdade é que Von Trier não tinha aqui material para encher 4 horas de filmes, quanto mais para as 5 horas e meia originais. A não ser que a sua versão tenha muito mais para dizer e que não seja apenas uma sucessão de cenas de sexo explícitas. Classificação: 4 (de 1 a 10)

PS.: Podem ver uma galeria de posters deste filme em posters-nymphomanic.html


Sem comentários:

Enviar um comentário