Etiquetas

domingo, 26 de janeiro de 2014

GOLPADA AMERICANA (American Hustle) de David O’Russell

Irving e Sidney são um casal de vigaristas que são forçados a trabalhar para um ambicioso agente do FBI, Richie, interessado em desmascarar o maior número possível de vigaristas. Quando este começa a ter “mais olhos que barriga” as coisas complicam-se para todos.

Quer-me parecer que a corrida aos Óscares deste ano está verdadeiramente renhida. Aqui temos outro bom candidato a vários prémios, incluindo Melhor Filme, dirigido com estilo, humor e paixão pelos personagens por David O’Russell. Numa cuidada recreação dos anos 70, com um piroso guarda-roupa a condizer, a história desenrola-se com graciosidade e consegue deixar-nos sempre na expectativa do que é que irá acontecer a seguir.

O elenco é todo ele de alta qualidade e O’Russell prova uma vez mais ser um excelente director de actores. Christian Bale sai do seu registo habitual e dá-nos uma das melhores interpretações da sua carreira, nunca se levando muito a sério e deixando-se habitar pelo seu personagem. Bale partilha uma química perfeita com Amy Adams; já era tempo desta actriz mostrar tudo aquilo que vale, conseguindo ser ao mesmo tempo uma mulher vulnerável e uma verdadeira bomba sexual dos anos 70. Como o impulsivo agente do FBI, Bradley Cooper consegue ser ridículo, sexy e podre de bom (sim, o gajo é mesmo giro). Quanto a Jennifer Lawrence é brilhante como a mulher estúpida, frágil e sensual de Irving. Também Jeremy Renner é convincente como o Mayor de ascendência italiana, muito bem acompanhado por Elisabeth Röhm como a sua mulher.


Para mim este é já um dos filmes do ano. Não tão bom como o SILVER LININGS PLAYBOOK, o meu filme preferido do ano passado, mas ainda assim um exemplo seguro de que os americanos, quando querem, ainda conseguem fazer grandes filmes. Classificação: 5 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário