Etiquetas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

AO ENCONTRO DE MR. BANKS (Saving Mr. Banks) de John Lee Hancock

P. L. Travers, a autora de “Mary Poppins”, viaja até Hollywood a convite de Walt Disney, com o intuito de ele a convencer a ceder-lhe os direitos da obra. Travers revela-se uma mulher arrogante, infeliz e com muito pouca vontade de deixar Disney fazer o que quer com a sua personagem.

Há uma canção no musical SWEET CHARITY intitulada “I Love to Cry at Weddings”, pois eu adoro chorar a ver filmes, principalmente quando são lágrimas de felicidade. Chamem-me lamechas que eu não me importo. Neste delicioso filme há uma sequência mágica que me pôs a chorar. Durante o processo de criação do argumento de MARY POPPINS, os irmãos Sherman (os compositores da música desse filme) e o argumentista cantam para Travers a canção “Let’s Go Fly a Kite”, quando menos se espera ela deixa-se contagiar e tem um momento de pura felicidade. Adorei!

Para dizer a verdade adorei tudo o que tem a ver com a relação de Travers com Disney e sua equipa, bem como com o motorista. Hancock imprime simplicidade e humor, tornando as relações entre os personagens muito humanas. Infelizmente existem aqui dois filmes, o relacionado com o Disney e o outro que tem a ver com a infância de Travers. Estas partes têm a sua magia, mas acabam por se tornar demasiado longas, desequilibrando o resultado final. A presença de Colin Farrell como o pai de Travers também não ajuda; o rapaz é muito giro, mas é por vezes um canastrão. Mas mesmo assim, acho que este é um dos melhores filmes do ano.

Não consigo perceber como é que Emma Thompson não foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz; ela é absolutamente espantosa e é um prazer vê-la a defender um personagem tão rico. Percebe-se que ela deve ter adorado todos os momentos. Tom Hanks é excelente como Disney, mostrando-o como um homem de bom coração bem como um grande manipulador; adorei essa dualidade. Gostei de ver Paul Giamatti, o motorista de Travers, a fazer um papel simpático para variar. Também Bradley Whitford, B. J. Novak e Jason Schwartzman, são convincentes como a alegre equipa criativa de MARY POPPINS Uma última palavra para uma interessante Rachel Griffiths como a tia que inspirou a personagem Mary Poppins.


Pessoalmente adorava que este filme estivesse na corrida aos Óscars, pois seria o meu preferido. Mas não deixem que o facto de só ter uma nomeação os afaste de ir ver o filme, pois arriscam-se a perder algumas das melhores interpretações do ano. Classificação: 8 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário