Etiquetas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

HANNAH ARENDT de Margarethe von Trotta


Hannah Arendt é uma refugiada da Alemanha nazi que vive com o seu marido nos Estados Unidos há cerca de 20 anos. Quando Adolf Eichmann, um nazi supostamente responsável pela morte de milhares de judeus, é apanhado pelos israelitas e levado para Jerusalém onde aguarda julgamento, Hannah propõe à revista The New Yorker uma série de artigos sobre o mesmo. Durante o julgamento ela percebe que Eichmann era apenas um “zé-ninguém” a obedecer a ordens superiores e escreve sobre isso, bem como sobre o possível envolvimento de alguns líderes judeus com os nazis; os seus artigos causam polémica e acusam-na de defender Eichmann.

Eu inculto me confesso. Até agora nunca tinha ouvido falar de Hannah Arendt e nunca tinha visto nenhum filme de Margarethe von Trotta. Como alguns de vocês sabem, a politica nunca foi assunto que me desperte muito o interesse, mas fiquei intrigado com o assunto deste filme e ainda bem. Estamos perante um drama bem construído, que nos dá uma visão diferente dos nazis e dos judeus. Sem dúvida que Hannah Arendt era uma mulher de garra, sem medo de dizer o que pensava e nada preocupada com as consequências das suas convicções.

Trotta consegue captar o nosso interesse desde o início, de certa forma manipulando-nos a tomar o lado de Hannah, mas evitando cair na propaganda politica e em grandes dramatismos. Tal como Hannah, o seu filme é directo, racional e emocionalmente controlado. Claro que para que tudo funcione, ela necessitava de uma actriz capaz de “carregar” com todo o filme sobre os seus ombros e encontrou em Barbara Sukowa a cúmplice certa. Sukowa interpreta a sua personagem com contenção, humor e convicção. A seu lado encontramos uma divertida Janet McTeer como a sua melhor amiga. O restante elenco não está à altura destas duas actrizes, mas felizmente isso não arruína o filme.

Podem dizer que já estão fartos de filmes sobre judeus e nazis, mas a abordagem de Trotta é diferente, polémica, eficaz e extremamente interessante. Classificação: 7 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário