Etiquetas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

APOCALYPSE NOW de Francis Ford Coppola


Lembro-me como se tivesse sido ontem. Numa sessão esgotada do antigo cinema Apolo 70, onde o calor ajudava à atmosfera pesada e húmida do filme. Sentado de lado, numa das primeiras filas da sala, senti-me completamente subjugado pelas imagens que passavam no grande ecrã.

Durante a Guerra do Vietname, o  Captião Willard (Martin Sheen) é incumbido da missão da encontrar e assassinar o Coronel Kurtz (Marlon Brando) algures no  meio da selva do Cambodja, pois este enlouqueceu e faz-se passar por um deus no meio de uma tribo indígena. Assim, rio acima, no meio do inferno e da loucura da guerra, somos companheiros de viagem de Willard nesta pesadelo realizado por Coppola, que é sem dúvida um dos melhores filmes da sua carreira.

Houve outros filmes sobre esta guerra, alguns igualmente bons, mas nenhum com o poder devastador das imagens criadas por Coppola. É verdade que o filme tem um ritmo lento, mas a sua inesquecível galeria de personagens mantêm-nos atentos e a força das imagens prende-nos do princípio ao fim.

Nunca revi o filme e hoje não sei se voltaria a sentir o mesmo, mas a memória do sufoco e da sensação de claustrofobia que ele me provocou continua bem viva.


Sem comentários:

Enviar um comentário