Etiquetas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

WWZ: GUERRA MUNDIAL (World War Z) de Marc Forster


Um vírus espalha-se pelo mundo, transformando as pessoas em zombies enérgicos e raivosos. Cabe a um oficial da ONU ir numa missão para tentar descobrir alguma forma de travar o vírus.

Quando vi o trailer deste filme, esperava o pior. Tudo parecia reduzir-se a uma sucessão de efeitos CGI pouco convincentes e em ser mais um filme de zombies. Para minha enorme surpresa e, contra todas as minhas previsões, o filme não só é mais que isso, como consegue ser o melhor título de zombies desde o 28 DAYS LATER.

Os primeiros 20 minutos são simplesmente brutais e agarram-nos com unhas e dentes. Daí para a frente raramente temos tempo para respirar, com a acção a desenrolar-se num ritmo alucinante, e estamos sempre sob constante tensão e suspense. O realizador Marc Forster dá-nos um filme cru e violento, com cenas de pânico simplesmente fabulosas e extremamente eficazes; para além da cena de abertura, a sequência em Israel é de antologia.

O filme pode ter umas teorias um pouco malucas, mas não deixam de serem plausíveis, dando aos acontecimentos um toque de realismo que eu não esperava e que os torna inquietantes. Quanto as efeitos especiais, funcionam e são eficazes. Louvo também o facto de Marc Forster ter evitado o gore habitual em filmes do género, provando que um bom filme de terror vive da tensão e não do sangue e tripas.

Em relação a Brad Pitt, o rapaz acabou por me convencer no papel do tal oficial da ONU e está bem acompanhado por um sólido elenco de secundários.

Um das grandes surpresas do ano, que revitaliza a minha esperança num género de que eu tanto gosto. Imperdível! Classificação: 8 (de 1 a 10)


 

Sem comentários:

Enviar um comentário