Etiquetas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

LORE de Cate Shortland


Alemanha 1945. Os alemães acabam de perder a guerra e começa uma caça aos nazis. Lore e os seus irmãos foram criados segundo o regime nazi e, quando os seus pais são presos, cabe a ela levar os seus irmãos em segurança até à casa da sua avó. Para isso é forçada a fazer uma longa caminhada por uma Alemanha destruída, sendo ajudada pelo caminho por um jovem judeu, Thomas, que escapou de um campo de concentração.

Não são muitos os filmes que mostram o lado alemão da Segunda Guerra Mundial, mais propriamente o que aconteceu aos nazis quando estes perderam a guerra. A avaliar por este interessante drama, não foi fácil para eles, mas ao mesmo tempo não conseguimos deixar de pensar nas atrocidades que eles cometeram. Mas mais que isso, este filme conta-nos a história da jovem Lore e como, durante a luta pela sua sobrevivência e a dos seus irmãos, ela se transforma de uma menina alegre numa jovem mulher marcada para sempre pela realidade do que viu e pelos actos dos seus pais.

A jovem estreante Saskia Rosendahl é uma verdadeira revelação como Lore, dando-nos uma excelente interpretação, comedida, mas muito expressiva. A seu lado, Kai-Peter Malina é o enigmático e sexy Thomas. Entre os dois gera-se uma química palpável, feita de silêncios e de trocas de olhares.

Um bom drama sobre uma realidade raramente retratada no cinema, com excelentes interpretações e que só peca por ser um pouco demasiado longo. Classificação: 6 (de 1 a 10)


 

Sem comentários:

Enviar um comentário