Um polícia da província junta-se a uma patrulha em Paris, numa zona pobre da cidade, onde os grupos rivais vivem em tensão permanente e onde os seus colegas se movem muito à vontade. Quando um dos seus colegas atinge um miúdo, que tinha roubado a cria de um leão, e todos tentam abafar o caso, as consequências são imprevisíveis.
Na sua estreia nas longas-metragens, o realizador Ladj Ly dá-nos um filme forte e duro, onde a tensão é constante, num crescendo tipo barril de pólvora, onde o rastilho pode atear em qualquer instante. O trio de polícias é muito convincente, principalmente Alexis Manenti como o odioso Chris, mais conhecido pelo “porco”. Quanto às crianças, julgo que são quase todos amadores, aumentando assim o realismo do filme.
Desenganem-se aqueles que possam achar que isto é uma nova versão do clássico de Victor Hugo (ou do musical), a única ligação que tem a esse autor é uma quota que aparece no final e que faz todo o sentido no contexto do filme.
Sem dúvida um retrato crú de uma realidade que preferíamos que não conhecer. E ainda reclamamos das nossas vidas... enfim!
Classificação: 7 (de 1 a 10)
Sem comentários:
Enviar um comentário