Etiquetas

sábado, 19 de janeiro de 2019

MARY, RAINHA DOS ESCOCESES (Mary Queen of Scots) de Josie Rourke

A História: A jovem Rainha Mary Stuart regressa à sua terra natal, Escócia, e torna-se um perigo para a Rainha Elizabeth I, pois por direito a coroa devia ser sua. 

O Filme: Tenho que confessar que os meus conhecimentos da história mundial são muito escassos e, assim sendo, não sei até que ponto é que os acontecimentos deste filme correspondem à realidade histórica, mas funcionam bem enquanto drama histórico. A principal ideia com que se fica é que já naquele tempo, reinava a sede do poder e as intrigas e traições politicas, bem com a grande influência da religião. 
Na sua estreia na realização, Josie Rourke mostra-se à vontade por detrás da câmara e uma excelente directora de actores. Visualmente forte, com uma boa reconstituição de época e algumas cenas muito bem filmadas, como o belíssimo encontro entre as duas rainhas, o filme segue-se sempre com interesse. O elenco é todo muito bom, com destaque óbvio para Saoirse Ronan como Mary e, especialmente, Margot Robbie como Elizabeth; Robbie tem-se revelado, graças à sua grande versatilidade e talento, um verdadeiro camaleão. 
A verdade é que ser rainha devia ser uma grande chatice, mas pelo menos Mary arranjou um marido jeitoso, aqui interpretado por Jack Lowden, que afinal se viria a revelar gay... coisas da vida!

Classificação: 6 (de 1 a 10)




2 comentários:

  1. Supostamente, quem estaria em linha de sucessão ao trono seria Elizabeth, meia irmã da falecida rainha Mary I de Inglaterra (ambas filhas de Henrique VIII), a quem os católicos fervorosos pediram que assinasse um documento falso que acusasse Elizabeth de traição e a mesma fosse condenada à morte. Mary, apesar de católica não o fez. Elizabeth subiu ao trono, sendo alvo de ataques por parte dos cristão, com o apoio do Papa. Aquela a quem os cristãos chamavam de "p... herege" com o apoio dos protestantes, ao contrário dos cristãos que atiravam os protestantes para a fogueira, punia os seus súbditos apenas pelos actos e não pelas crenças. Supostamente, Mary of Scotland, que queria o poder, foi condenada à morte por supostas mensagens interceptadas onde conspirava contra a rainha. Elizabeth reinou cerca de 45 anos. A quando da sua posse, Inglaterra era uma das nações mais pobres da Europa, e durante o seu reinado uma das mais ricas, a que se deu o nome de "Idade do Ouro".

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita ao meu blog e pela informação, não sabia nada disso. Sou mesmo muito fraquinho em História.

    ResponderEliminar