Etiquetas

domingo, 8 de abril de 2018

MADAME de Amanda Sthers

A História: A fim de evitar o possível azar de ter 13 pessoas sentadas durante um jantar, Anne obriga uma das suas criadas, Maria, a fazer-se passar por uma das convidadas e assim passarem a ser 14 pessoas à mesa. Acontece que o filho do marido de Anne, diz a um dos abastados convidados que Maria é de uma família nobre e este faz a corte a Maria, para espanto e inveja de Anne.

O Filme: É sempre agradável assistir a uma comédia que tem realmente graça e ao mesmo um grão de amargura. Numa cena emblemática, Maria diz que “as pessoas gostam de finais felizes”, algo que deixa os convidados do jantar quase chocados... na realidade eles não fazem parte das “pessoas”, acham-se mais que elas, mas a verdade é que isso não os faz mais felizes.
Isto é uma comédia de enganos sobre o amor, a solidão, o desespero, a humilhação e a dignidade. Esta última qualidade faz da personagem de Maria, uma Rossy de Palma em grande forma, a personagem mais forte e coerente de toda a história. O seu oposto é Anne, uma brilhante Toni Collette, talvez a personagem mais infeliz da história. O filme pertence por direito a estas duas grandes actrizes, tudo o resto passa-se em redor delas, incluindo os personagens. Há uma cena perto do final que eu acho nos faz ver Anne de forma diferente, como alguém que lá no fundo ainda tem algo de bom; sem querer revelar muito, é a cena em que Maria serve chá a Anne e ao seu convidado.
Se gostam de uma boa gargalhada e estão dispostos a enfrentar a realidade das diferenças de classes, acho que vão gostar muito deste filme. Eu gostei!

Classificação: 7 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário