Etiquetas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O SAL DA TERRA (The Salt of the Earth) de Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders

É verdade, não sou grande apreciador de documentários, mas a obra do fotógrafo Sebastião Salgado tem força suficiente para me levar ao cinema e assim lá fui ver este filme.

Ao contrário do que pensava, não se trata de um documentário biográfico, mas sim de um trabalho sobre a sua obra artística e esta este enche o ecrã de imagens fortes que tanto têm de belas como de horríveis. Com a sua câmara, Salgado conseguiu captar a tragédia e o horror da vida de milhares de pessoas, mostrando que o Homem é na realidade um ser terrível, capaz das maiores atrocidades. A primeira parte do filme debruça-se e prolonga-se, talvez demasiado, por esse lado negro, tornando a sua visão pesada.

Felizmente há alguma luz neste negro universo e, indo contra tudo e todos, Salgado deu uma volta de 180º graus na sua obra e dedicou-se a captar a Natureza em todo o seu esplendor, bem como na recuperação milagrosa do vale onde sempre viveu. A verdade é que, se quisermos, ainda podemos salvar o planeta.

Não é um grande momento de cinema e as vozes monocórdicas dos narradores não ajudam, mas vale pelas imagens e é uma excelente forma de nos introduzir na obra de Salgado, que pode neste momento ser vista numa exposição patente em Lisboa. Classificação: 5 (de 1 a 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário