Etiquetas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

A DOIS PASSOS DO ESTRELATO (Twenty Feet from Stardom) de Morgan Neville

Uma viagem pela carreira de algumas “backup singers”, cujas vozes acompanharam e acompanham alguns dos maiores nomes do pop e rock, mas que nunca conseguiram obter o sucesso desses artistas.

Confesso que não sou grande fã de documentários, pois gosto de narrativas convencionais e este género cinematográfico preocupa-se mais com factos do que em contar uma história do princípio ao fim (se calhar acabei de escrever uma grande barbaridade...). Outra coisa, os meus gostos musicais são muito restritos e o tipo de música aqui retratado não faz parte deles.

Então porque é que eu fui ver este filme? Porque achei o tema cativante e estava curioso por saber como seria a vida das talentosas senhoras por detrás dos grandes artistas. Mais do que na vida delas, o realizador Morgan Neville está interessado em revelar-nos as razões porque elas nunca chegaram ao estrelato, mas achei que o faz de uma forma um pouco superficial. Apesar das suas belíssimas vozes, o que aqui fica demonstrado é que, por várias razões (falta de sorte, não terem uma forte presença em palco, por não quererem abdicar do anonimato, etc) elas só conseguirem sucesso como “backup singers”.


Estou certo que quem goste deste tipo de música, gostará muito mais deste filme do que eu. Classificação: 5 (de 1 a 10)



1 comentário:

  1. "A Dois Passos do Estrelato" foi uma agradável surpresa e gostei bastante de ver este excelente documentário, recomendo que o vejam vivamente pois é brilhante e cheio de vida.
    "Twenty Feet from Stardom" é um dos meus documentários favoritos e fala de um tema bastante interessante, é um filme cheio de música e garra.
    5*
    Podem ler a análise completa em http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/03/a-dois-passos-do-estrelato.html
    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar