Etiquetas

domingo, 23 de março de 2014

OBEDIÊNCIA (Compliance) de Craig Zobel

Uma chamada feita por um falso policia, acusando uma jovem empregada de roubar um cliente, leva a que a gerente do restaurante interrogue e reviste a jovem, num crescendo de tensão e abuso que acaba por envolver mais pessoas.

Se há um filme que revela o quão estúpidas e facilmente manipuláveis as pessoas são, este é esse filme. Como é possível isto ter acontecido e mais que uma vez? Será que as pessoas não pensaram e nem se aperceberam do quão estranho eram as ordens do alegado polícia?

Como já devem ter percebido, estamos perante um filme que mexe com o nosso sistema nervoso. O realizador/argumentista Craig Zobel encena de forma simples uma situação de tensão que por vezes ultrapassa o plausível (bem, isto é supostamente baseado numa história verídica). A situação em si perde um bocado a força ao ser arrastada para cerca de 90 minutos, com alguns desnecessários longos planos (o policia a caminho do restaurante), mas não deixa de ser incómoda.

O melhor é o elenco; um grupo de pouco conhecidos mas convincentes profissionais dá vida às personagens. Destaque para uma notável Ann Dowd como a gerente, para uma frágil Dreama Walker como a empregada e um demente/trocista Pat Healy como o falso policia.


Com uma montagem mais condensada e um tempo de duração mais curto, poderíamos estar perante um excelente thriller. Mas mesmo assim, é eficaz, enervante e deixa-nos a pensar na condição humana e como é fácil manipular pessoas. Classificação: 6 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário