Etiquetas

domingo, 30 de março de 2014

MÃE E FILHO (Pozitia Copilului) de Calin Peter Netzer

Um homem é responsável pelo atropelamento e morte de uma criança. A sua mãe, uma mulher manipuladora e possessiva, vai tentar tudo para o ilibar da culpa e tentar que este não saia da sua proximidade, algo que ele detesta.


As relações entre mães e filhos podem ser muito complicadas e, neste caso em particular, extremamente dramáticas. O realizador Calin Peter Netzer dá-nos um retrato realista, por vezes quase documental, da relação entre uma mãe (uma notável Luminita Gheorghiu) disposta a tudo pelo seu filho (um passivamente agressivo Bogdan Dumitrache) e do ódio que este sente por ela. O clima é tenso e o mais interessante é o que fica por dizer. É óbvio que o ódio que o filho sente pela mãe não é natural e que algo o provocou, mas nada nos é revelado. Numa cena incómoda, uma simples massagem que a mãe dá ao filho ganha uma inesperada carga erótica. De certeza que se passa mais qualquer coisa entre eles, mas o realizador opta por não seguir esse caminho.

É uma pena que se perca tempo com cenas que em nada adiantam para a história, como o desinteressante jantar de aniversário ou a longa sequência na ópera. Mas este é sem dúvida um drama que retrata muito bem a obsessão doentia que certas mães têm pelos seus filhos. Classificação: 6 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário