Etiquetas

domingo, 19 de janeiro de 2014

NINFOMANÍACA - PARTE I (Nymphomaniac – Volume I) de Lars Von Trier

Joe é resgatada por Seligman, que a encontra caída na rua e decidi levá-la para sua casa. Aí ela diz-lhe que é uma má pessoa e afirma ser ninfomaníaca. A fim de lhe provar o que diz, relata-lhe a sua vida desde criança.

Estava indeciso se havia ou não de comentar este filme sem ver a segunda parte, pois acredito que no todo o filme poderá ganhar outra dimensão. No entanto não resisti e aqui estou. Vendido como o filme mais polémico e chocante do ano, a realidade é bem diferente, a não ser que sejam uns puritanos que fiquem chocados com cenas ousadas.

Ao contrário do que se possa pensar este filme não é sobre sexo, o qual nem sequer é retratado como algo de excitante. O que nós temos aqui é a história de uma mulher eternamente insatisfeita e que se entrega aos prazeres da carne a fim de tentar preencher o vazio emocional que sente. O realizador Lars Von Trier é perito em dar-nos personagens à beira do abismo e esta Joe não foge à regra. O que não é costume em Von Trier é o uso do humor e aqui ele fá-lo de uma forma surpreendentemente eficaz. Ao mesmo tempo ele não perdeu o seu gosto pela teatralidade nem por filmagens e montagens invulgares, que aqui estão em perfeita harmonia com a história que nos conta.

Houve no entanto uma coisa que não gostei. Dispensava as aulas didácticas. Percebo o seu sentido e razão de ser, mas ao mesmo tempo senti que quebram um pouco a acção. É verdade que a podem tornar mais rica, mas não deixam de cortar o ritmo.

Von Trier é também um excelente director de actores e aqui tem à sua disposição um elenco de excepção. Stacy Martin como a jovem Joe é uma revelação, quase roubando o protagonismo à convincente Charlotte Gainsbourg (situação que estou certo mudará na parte 2). Fiquei surpreendido com Shia LaBeouf, um jovem que até agora ainda não me tinha convencido completamente mas que aqui vai muito bem; também gostei de reencontrar Christian Slater. Mas a grande surpresa é a interpretação inesquecível de Uma Thurman como a esposa de um dos amantes de Joe; ela é simplesmente brilhante num papel em que não estamos habituados a vê-la.


Escusado será dizer que estou desejoso, e muito curioso, de ver a parte 2. Classificação: 7 (de 1 a 10)

PS.: Podem ver uma galeria de posters deste filme em posters-nymphomanic.html




Sem comentários:

Enviar um comentário