Etiquetas

domingo, 15 de setembro de 2013

MOTELx 2013: THE ABCs OF DEATH de Vários Realizadores


Na minha primeira visita à edição deste ano do MOTELx assisti a esta antologia de 26 histórias de terror, dirigidas pelos mais variados realizadores. O tema é a morte, o que se traduz em 26 curtas-metragens onde vale tudo, incluindo arrancar olhos. Parece-me que a ideia por detrás do filme foi “vamos procurar os temas mais politicamente incorrectos (sexo com menores, chacina de animais, abortos, etc), salpicá-los com montes de sangue, apimentá-los com sexo e muito humor”. O resultado final é desequilibrado, por vezes surrealista e muitas vezes gratuito (ou eu já não tenho idade para estas coisas).

Por uma razão ou outra estas foram as histórias que me marcaram:
DOGFIGHT de Marcel Sarmiento – a melhor das 26, onde assistimos a um combate entre um homem e um cão, com um desfecho imprevisível;
TOILET de Lee Hardcastle – um divertido filme de animação feito com plasticina, onde o medo que uma criança tem da retrete tem consequências trágicas;
KLUTZ de Andrés Morganthler – mais um de animação onde uma mulher trava uma luta mortal com um cagalhão que acabou de defecar;
LIBIDO de Imo Tjahjanto – um dos momento mais fortes, onde dois homens presos a uma cadeira são obrigados a masturbarem-se enquanto assistem a pervertidas cenas de ordem sexual;
FART de Noburo Iguchi – conseguem imaginar um filme onde a protagonista morre asfixiada pelos gases emitidos pela sua professora? Só os japoneses é que se lembravam de uma história destas;
QUACK de Adam Wingard e Simon Barrett – dois realizadores não sabem o que fazer com a letra Q, até que têm uma ideia que lhes pode custar a vida;
UNEARTHED de Ben Wheatley – uma terrível caça a um vampiro onde se prova que por vezes é mais eficaz sugerir coisas do que mostrá-las;
XXL de Xavier Gens – para mim esta história de uma mulher gorda obcecada com modelos, o que a levar a cortar-se toda é a mais graficamente forte das 26 curtas;
PRESSURE de Simon Rumley – desta não gostei mesmo nada e achei o destino do pequeno gato muito gratuito.

Gosto da ideia da antologia e só tenho pena que nenhum dos realizadores tenha escolhido histórias para nos meter medo. Classificação: 4 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário