Etiquetas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

PRÉMIOS TOMÉ 2023: OS MELHORES EM CINEMA
















A pandemia do Covid, que encerrou as salas por uns tempos e que levou a que as pessoas se afastassem ainda mais dos cinemas, acalmou e aos poucos e poucos os espectadores estão a voltar, mas não tanto como se gostaria. Este ano que terminou, 2023, parecia querer quebrar o feitiço com o megassucesso “BARBEIMER”, mas parece ter sido um caso isolado. Vamos lá ver como corre 2024. Pessoalmente faço questão de continuar a frequentar as salas de cinema onde sempre escapei para outros mundos e outras vidas, onde rio, choro, arrepio-me, emociono e onde sempre fui feliz (mesmo quando não gosto dos filmes). Por isso, vamos ao Cinema!

Em 2023 estrearam em Lisboa 299 filmes de ficção, menos filmes 20 que em 2022. Isto para já não falar da cada vez maior oferta dos serviços de streaming (Netflix, HBO, Disney, Amazon Prime, etc) e nos clubes de vídeo do MEO e companhia.

Assim, tal como já aconteceu no ano anterior, a minha política de escolha dos melhores do ano, inclui não só as estreias nos cinemas, mas também os filmes que estrearam em streaming e nos clubes de vídeo durante o ano, e que eu tenha visto.

Por razões de vários tipo de "falta de tempo", para não mencionar aquelas estreias que não me despertaram a atenção, vi apenas 106 das estreias dos cinemas e mais 51 filmes nos serviços de streaming, num total de 157 títulos (mais 37 do que em 2022)

Assim, deixo-vos aqui os PRÉMIOS TOMÉ (os meus Óscares pessoais), bem como a lista dos meus 12 filmes preferidos (por ordem alfabética).

O filme mais distinguido é BARBIE com 7 prémios, seguido de TAR com 6 e JEANNE DU BARRY, OPPENHEIMER e WONKA com 3; com 2 prémios: LE BLEU DU CAFTAN, EL CONDE, GUARDIANS OF THE GALAXY VOLUME 3, LA SOCIEDAD DE LA NIEVE, MON CRIME e RUSTIN.

Para além desta lista, também podem consultar os meus SKULL AWARDS 2023.

























OS MEUS 12 FILMES FAVORITOS DE 2023







Sem comentários:

Enviar um comentário