Etiquetas

domingo, 18 de fevereiro de 2018

OS MEUS 20 FILMES PREFERIDOS

Atenção, estes não são os melhores 20 filmes da história do cinema (quem sou eu para fazer esse tipo de distinção?) mas sim os meus preferidos. É possível que na lista hajam alguns títulos que, na boca dos especialistas, também possam fazer parte dos 20 melhores, mas é pura coincidência.

Chegar a esta lista não foi fácil, rincipalmente porque como maluquinho que sou por cinema Musical e de Terror, a tentação de só escolher filmes desses géneros foi muita. Mas decidi não o fazer, até porque adoro todos os que se encontram nesta lista e são todos filmes que não me importo de ver vezes sem conta.

Como também vão perceber, não há aqui os chamados filmes intelectuais, talvez porque para mim o cinema é sinónimo de evasão e foi sempre isso que procurei e procuro no cinema. Costumo dizer que vejo os filmes com o coração e não com o intelecto, o que pode explicar os meus gostos.

Como devem calcular, esta lista foi feita hoje, é sempre possível que no futuro seja alterada e isso até é bom, pois significará que encontrei mais um filme inesquecível digno de substituir um destes títulos.

A lista é por ordem alfabética do título original e foi atualizada em 10.07.2022.


ALIENS (Aliens, O Recontro Final) de James Cameron

É muito raro uma sequela ser melhor que o original, mas este é um desses casos. Cameron dá-nos uma mistura explosiva e emocionante de terror, ficção-científca e cinema de acção. Dentro do género é do melhor que há!





ALL ABOUT EVE (Tudo Sobre Eva) de Joseph L. Mankiewicz

Um elenco perfeito (Bette Davis no seu melhor), um argumento fabuloso e um realizador por excelência conjugaram-se para nos dar um inesquecível retrato sobre o mundo do teatro e da paixão que este provoca. Um verdadeiro clássico!


THE BAND WAGON (A Roda da Fortuna) de Vincent Minnelli

O Musical é o meu género de cinema preferido e tem aqui um dos seus exemplos maiores. Fred Astaire e Cyd Charisse são perfeitos, o seu “Dancing in the Dark” é pura poesia cinematográfica e o seu “The Girl Hunt Ballet” é simplesmente fabuloso. Apaixonei-me por ele a primeira vez que o vi e essa paixão nunca morreu!


BEAUTY AND THE BEAST (A Bela e o Monstro) de Gary Trousdale e Kirk Wise

Adoro os clássicos mais antigos da Disney, mas a mistura de conto de fadas (que eu adoro) com os géneros de Animação e Musical deste filme é pura magia. Toda a equipa estava divinamente inspirada e o resultado é brilhante!





BEN-HUR de William Wyler

Sempre tive um fraquinho pelo chamado cinema histórico/biblíco, também conhecido por “peplum”, e esta super-produção com a sua inesquecível corrida das quadrigas, a relação homoerótica dos seus protagonistas e a questão da fé, é o melhor exemplo do género. Emocionante e emocional!




E.T. THE EXTRA-TERRESTRIAL
 (E.T.  – O Extra Terrestre) de Steven Spielberg

Um verdadeiro conto de fadas de ficção-científca que acorda a criança que existe dentro de nós. Risos, lágrimas, magia e suspense tornam este filme de Spielberg deliciosamente irresistível!





THE EXORCIST (O Exorcista) de William Friedkin

Depois do Musical, o meu género de eleição é o Terror, de que este filme é um dos melhores exemplos. Nunca o sobrenatural foi tão assustador e os calafrios não podiam ser mais eficazes. Ao fim destes anos todos, continua a provocar-me pesadelos!





GONE WITH THE WIND (E Tudo o Vento Levou) de Victor Fleming
 

Não sei se este é o filme mais romântico da história do cinema, mas é uma história de amor épica repleta de personagens inesquecíveis e com um elenco fantástico a dar-lhes vida. A química entre Vivien Leith e Clark Gable incendeia o ecrã e o filme está cheio de cenas de antologia. Um clássico que estará para sempre no meu coração!





HALLOWEEN (O Regresso do Mal) de John Carpenter

Outro grande filme de terror, onde Carpenter dá uma lição brilhante de como criar suspense com uma grande economia de meios. Uma heroína credível, um assassino assustador, uma banda sonora aterrorizante e a simples vontade de apenas criar medo, fazem deste filme um verdadeiro e eficaz marco do género!


HELLO, DOLLY!
 de Gene Kelly

O filme que mais gozo me dá ver. Vejo todos os seus defeitos, mas basta ver Barbra Streisand a liderar o elenco no “Put on Your Sunday Clothes” e tudo está perdoado. Um Musical em estado de graça, com uma banda sonora fabulosa e uma coreografia de cortar a respiração. Já não se fazem filmes destes! Simplesmente, adoro!






IT’S A WONDERFUL LIFE (Do Céu Caiu uma Estrela) de Frank Capra

O filme de Natal por excelência é também uma das mais bonitas histórias contadas em cinema e tem um James Stewart absolutamente genial. Capra sabe como ninguém manipular o público e se não chorarem a ver este filme é porque não têm coração. De visão obrigatória em todos os Natais!





THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS (O Estranho Mundo de Jack) de Henry Selick

Uma deliciosa mistura de três géneros que adoro: Animação, Musical e Fantástico. Um filme em puro estado de graça em que tudo se coaduna para fazer verdadeira magia cinematográfica, visualmente único e com uma banda sonora encantada. Deixem-se conquistar por Jack e seus companheiros e não se vão arrepender!





ON THE TOWN (Um Dia em Nova York) de Stanley Donen e Gene Kelly

Talvez o Musical mais bem-disposto da história do cinema, com um elenco notável e recheado de fabulosos números musicais. A vontade de nos juntarmos a estes marinheiros e suas namoradas é irresistível. Verdadeiramente contagiante!





A POCKETFUL OF MIRACLES (Milagre por um Dia) de Frank Capra

Capra e a fabulosa Bette Davis juntaram-se para nos dar uma comédia que tem tanto de comovente como de divertida. Imaginem uma mistura do MY FAIR LADY com o GUYS AND DOLLS e ficam com uma ideia do que isto se trata. Pode não ser um dos melhores da história do cinema, mas é um verdadeiro “guilty-pleasure” que eu adoro!





RAIDERS OF THE LOST ARK (Os Salteadores da Arca Perdida) de Steven Spielberg

Digam o que disserem, este é sem dúvida o melhor filme de Aventuras da história do cinema. Spielberg dá-nos a conhecer o fantástico Indiana Jones e leva-nos numa fabulosa aventura cheia de energia e emoção. O melhor filme de Spielberg e talvez o melhor filme que vi até hoje!




RATATOUILLE (Ratatui) de Brad Bird e Jan Pinkava

É impossível pensar numa história mais irresistível do que a deste rato que sonha em ser “chef” de cozinha, com resultados verdadeiramente brilhantes. É tão bom quando vemos um filme feito com tanta inspiração e amor!




SINGIN’ IN THE RAIN (Serenata à Chuva) de Stanley Donen e Gene Kelly

Para muitos o melhor filme Musical de todos os tempos, é sem dúvida aquele que tem um argumento mais original, diria mesmo genial. Uma festa para todos os sentidos, com um elenco intocável e momentos de pura antologia. Dá vontade de dançarmos à chuva!





SOME LIKE IT HOT (Quanto Mais Quente Melhor) de Billy Wilder

Para mim esta é a melhor Comédia da história do cinema, com um argumento em puro estado de graça e uma galeria de personagens memoráveis. O elenco não podia ser melhor e o final verdadeiramente hilariante. Sem pretensões a não ser divertir-nos, Wilder fá-lo com mão de mestre!





SUNSET BOULEVARD (O Crepúsculo dos Deuses) de Bily Wilder

Um retrato amargo de Hollywood, que dá vida a uma das mais fabulosas personagens que alguma vez apareceram no cinema, Norma Desmond (uma notável Gloria Swanson). Um misto de drama e “film-noir” que é verdadeiramente nostálgico!





VICTOR VICTORIA de Blake Edwards

Uma das minhas actrizes favoritas, Julie Andrews, tem aqui o melhor papel da sua carreira e o seu marido, o realizador Blake Edwards, o seu melhor trabalho. Uma comédia musical delirante onde tudo se conjuga na perfeição. Fabuloso!



1 comentário:

  1. Como não gostar de Spielberg? Eu gostei muito de seu novo longa, Jogador n1. Sua historia é das mais interessantes que tem e algo que eu gosto muito são as adaptações dos livros.Já conhecia o livro, eu li faz muito tempo e é um dos meus preferidos. Gostei muito do filme e achei genial, cheio de boas referências. Jogador n1 é muito divertido! Já tinha visto algumas boas críticas, mas o vi recentemente e realmente me surpreendeu, como um dos filmes fantasia que já vi já que nos prende a respiração do início ao final e com belos efeitos especiais. Foi uma grande surpresa de animação. É um filme excelente. Maravilhoso trabalho do Spielberg!!! Assisti 2 vezes no cinema

    ResponderEliminar