Etiquetas

domingo, 26 de fevereiro de 2017

VEDAÇÕES (Fences) de Denzel Washington

A História: América anos 50. Troy, um afro-americano, cuida da sua família da melhor forma que sabe, ao mesmo tempo que se vê obrigado a enfrentar as consequências dos seus actos extraconjugais.

Os Actores: Os actores devem adorar quando lhes dão papéis fortes, que podem defender e interpretar com todo o seu talento. É esse o caso do elenco deste drama. Denzel Washington, longe do seu registo habitual, dá-nos um personagem amargo e irritante, que apetece odiar, mas de quem ao mesmo tempo sentimos alguma pena. A seu lado, Viola Davis é simplesmente brilhante e rouba todas as cenas em que aparece. O jovem Jovan Adepo é uma revelação no papel do filho de ambos. Em papéis mais secundários, Mykelti Williamson relembra-nos do seu talento no papel do irmão de Troy e Stephen Henderson convence como o velho amigo de Troy.

O Filme: No seu regresso à cadeira de realizador, Denzel Washington adapta ao cinema a peça de teatro de August Wilson, com a qual ele e Viola Davis ganharam em 2010 os Tony para melhores actores dramáticos da Broadway. O argumento foi adaptado pelo autor da peça e talvez tenha sido esse o problema, pois achei o filme demasiado teatral na sua estrutura. Nunca vi a peça, mas Washington filma quase como se tivesse num palco, conseguindo criar uma sensação de claustrofobia, mesmo nas cenas ao ar livre. Não que isso seja mau, mas acredito que funcione melhor em palco. O texto é denso e ao princípio um bocado desinteressante, mas depois melhora e capta a nossa atenção. Por vezes comovente, o resulto varia com o tipo de ligação que sentirem com os personagens; pessoalmente, senti-me um mero espectador. Acima de tudo é um filme de actores e por esse lado merece uma visita ao cinema.

Classificação: 6 (de 1 a 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário