Etiquetas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

UM ANO MUITO VIOLENTO (A Most Violent Year) de J. C. Chandor

New York 1981. Num ambiente de jogos sujos, Abel tenta manter e fazer crescer o seu negócio e, ao mesmo tempo, proteger a sua família e empregados.

O género “gangsters” nunca foi dos meus preferidos e, de certa forma, este drama pode encaixar-se nesse género. Felizmente o realizador J. C. Chandor evitou os lugares comuns do género e a sua opção de se inspirar no cinema dos anos 70 (fotografia, estilo de filmagem) é uma mais valia. A história é simples e o que interessa é mesmo a forma como os personagens interagem entre si, com algum suspense pelo meio.

A ajudar ao “look” anos 70 temos, como Abel, um Oscar Isaac que fisicamente nos faz lembrar um jovem Al Pacino, menos over-acting, mas com o mesmo ar. Um dos pormenores mais interessantes é o ar sempre aprumado de Isaac, mesmo numa longa perseguição a pé ele nem se despenteia nem se suja; tudo mais que deliberado. Tem tudo a ver com o seu personagem e a forma como ele lida com um suicido é genial. A seu lado, como sua mulher, temos a grande Jessica Chastain noutra grande interpretação; adorei as suas longas unhas e a forma como ela move os seus dedos dizendo a um Procurador que ele foi “desrespeitoso”. Esta senhora faz parte de uma elite de grandes actrizes de que fazem parte Julianne Moore e Meryl Streep. Classificação: 6 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário