Etiquetas

domingo, 25 de janeiro de 2015

SNIPER AMERICANO (American Sniper) de Clint Eastwood

Chris Kyle é um rapaz com uma certa apetência para a violência, que decide alistar-se nas forças militares como um Navy SEAL. Nas suas comissões no Iraque ele torna-se o melhor sniper americano, sendo responsável por mais de uma centena de mortes. No entanto a sua vida familiar é sempre posta em segundo lugar.

A guerra só por si é algo estúpido e a prová-lo está este filme onde as cenas de guerra se limitam a mostrar homens aos tiros uns aos outros. Os americanos acham que todos os iraquianos são terroristas e o mal em pessoa, por outro lado estes só querem é ver-se livre dos americanos. O realizador Clint Eastwood mostra-se dividido entre glorificar Chris Kyle e revelar os danos provocados pela guerra. Chris é mostrado como um homem simples que acredita em defender o seu país e os seus colegas, nunca duvidando das suas acções e acreditando cegamente naquilo que acha ser a sua missão na Terra.

Esse pode ser o lado mais interessante do filme, mas não é o suficiente para me prender à história. Já todos sabemos que muitos americanos têm uma paixão por armas e todos sabemos que nesta guerra não são só os iraquianos que são maus (mesmo que aqui sejam mostrados dessa forma). Nada de novo aqui e levar mais de duas horas para contar esta história parece-me de mais.

No papel de Chris, Bradley Cooper vai bem, mas não está no seu melhor (não percebo como é que ele conseguiu uma nomeação para o Óscar e Jake Gyllenhall em NIGHTCRAWLER foi esquecido). Como a sua esposa, Sienna Miller é o elemento emocional do filme, mas infelizmente não lhe é dado muito para fazer, passando a maior parte do tempo a suplicar ao marido que este volte a ser humano.

Do grande Clint Eastwood esperava algo de melhor e mais emocionante, não um filme tão patriota. No final, com o uso de imagens de arquivo, percebemos que o seu coração está com Chris. Classificação: 4 (de 1 a 10)




1 comentário:

  1. Eu dei-lhe 4, mas de 1 a 5. Concordo quando dizes que o filme é bastante patriótico.

    "Sniper Americano" é um filme bastante interessante e apesar de ser algo monótono não se torna aborrecido, o que é bom. O tom de monotonia dá-lhe mais suspense, drama e algum realismo.
    Análise integral em: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/02/sniper-americano.html
    4*

    ResponderEliminar