Etiquetas

domingo, 11 de janeiro de 2015

FOXCATCHER de Bennett Miller

Os irmãos Schultz, Mark e David, ambos campeões olímpicos na modalidade “luta livre”, juntam-se a uma equipa criada pelo multimilionário John du Pont, a fim de se prepararem para as próximas olimpíadas. Mas o carácter volátil de du Pont e a fragilidade de Mark vão complicar as coisas.

Quando saí do cinema, não vinha muito convencido com este drama frio e com as suas estranhas personagens. Entretanto o mesmo foi amadurecendo em mim e percebi que o realizador Bennett Miller (para mim este é o seu melhor filme) tinha conseguido dar-nos um filme incómodo, meticulosamente encenado e com uma excelente direcção de actores. Confesso que me senti embaraçado com algumas das cenas, como por exemplo quando du Pont festeja uma vitória de Mark e luta a brincar com alguns dos atletas, ou quando finge para a sua mãe que é ele o treinador da equipa.

Planeada ou não, existe uma forte componente homo-erótica, principalmente entre Mark e du Pont. A sua relação é no mínimo estranha, com Mark a ser muito serviçal (a cena do alpendre em que Mark, em cuecas, corta o cabelo a du Pont) e du Pont a sentir ciúmes do irmão deste.

Longe do seu registo cómico e quase fisicamente irreconhecível, Steve Carell dá-nos um John du Pont patético, perigoso, completamente instável; acredito que Carell esteja a caminho de uma nomeação para os Óscares e merece-a. Como o estranho Mark Schultz, um personagem frágil, bruto (por vezes parece ter uma ligeira deficiência mental) e com uma obsessão doentia pela “luta livre”, Channing Tatum prova ser mais que um belo corpo (o qual é bem explorado e mostrado por Miller). Por fim, num papel mais secundário, Mark Ruffalo continua a ser um dos melhores, mais simpáticos e versáteis actores da sua geração, transmitindo uma simples e real humanidade ao seu David Schultz.

Quanto às mulheres, não têm aqui muito que fazer. Vanessa Redgrave marca curta presença como a mãe altiva de du Pont e mal se dá por Sienna Miller como a esposa de David.

Não é um filme fácil, pois é duro, real e a sua estranheza ameaça infiltrar-se nos nossos corpos, mas merece a nossa atenção. Classificação: 6 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário