Etiquetas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

O HOMEM DUPLICADO (Enemy) de Denis Villeneuve

Adam é um professor de história, introvertido, depressivo e inseguro. Um dia, ao ver um filme descobre um actor, Anthony, que parece ser exactamente igual a ele. Decide então contacta-lo e convence-o a encontrarem-se. Num quarto de hotel, os dois constatam que são fisicamente iguais, até numa cicatriz que ambos possuem; a única diferença é que Anthony é um homem seguro de si e cheio de carga sexual. O seu encontro vai ter consequências para ambos e para as suas respectivas companheiras.

Não, não li o livro de José Saramago em que este filme é baseado, portanto não posso fazer comparações. Mas achei este filme sépia incompreensível e chato. Até gostei da atmosfera opressiva que o realizador Denis Villeneuve consegue criar e achei o conceito da história interessante, mas no final não percebi nada. Presumo que os aracnídeos têm uma importância bastante relevante para a história, mas esta passou-me ao lado.

Do que eu gostei mesmo foi do Jake Gyllenhaal. Este actor, que está cada vez melhor que o milho, interpreta os dois papéis de forma contida. Com um simples olhar ou posicionamento de ombros ele passa de Adam para Anthony e vice-versa de forma brilhante. Sem dúvida uma das suas melhores interpretações.


Quanto ao filme, não sei bem que em género é que se insere. Talvez seja uma espécie de thriller com umas ligeiras nuances de fantástico... Classificação: 4 (de 1 a 10)






Sem comentários:

Enviar um comentário