Etiquetas

domingo, 16 de março de 2014

UMA LONGA VIAGEM (The Railway Man) de Jonathan Teplitzky

Eric foi um prisioneiro de guerra dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, tendo ficado traumatizado pelas torturas a que foi sujeito. Muitos anos depois é-lhe revelado o paradeiro de um dos responsáveis pela suas torturas, Nagase, e ele decide enfrentá-lo.

Baseado num livro de Eric Lomax, o personagem principal, esta história verídica podia ser muito mais forte e emotiva. As sequências no campo de prisioneiros são muito boas, mas o resto do filme não está ao seu nível. Um dos problemas é a presença de Colin Firth. Gosto muito deste actor, mas ele raramente saí do seu registo habitual e esse registo não é o mais adequado a este personagem. No papel da esposa de Eric, Nicole Kidman não tem muito para fazer e com excepção da cena inicial no comboio o seu talento é desperdiçado. Quem vai muito bem é Hiroyuki Sanada como Nagase, um homem que tentou esquecer o seu passado, mas que carrega consigo o peso da culpa.


Sem querer revelar muito sobre o que se passa, gostaria que o realizador tivesse optado por não revelar o que aconteceu no quarto que alimenta os pesadelos de Eric. Ao fazê-lo, tira-lhe força e, a meu ver, o filme não ganha nada com isso. Classificação: 4 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário