Etiquetas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A PROPÓSITO DE LLEWYN DAVIS (Inside Llewyn Davis) de Ethan & Joel Coen

Llewyn Davis é um cantor folk que tenta ter uma carreira a solo, após a dupla de que fazia  parte se ter desfeito. Dormindo pelos sofás dos amigos, evitando criar laços emocionais de qualquer espécie, cantando por uns tostões, é um personagem à deriva, vivendo num círculo vicioso de que parece não haver saída, nem grande vontade de a encontrar.

O último filme do irmãos Coen é um retrato por vezes angustiante e claustrofóbico de um cantor sem rumo na vida, de quem ninguém parece gostar muito e cujo futuro não promete ser auspicioso. Mas não se deixem enganar, o humor irónico dos irmãos Coen está de boa saúde, bem como a sua criatividade. Não há grande história aqui, nem nenhuma reviravolta no argumento; tal como o título diz, é tudo sobre Llewyn Davis, mais propriamente sobre uns dias na sua vida.

Mais interessante que Llewyn Davis são os personagens que o rodeiam. Nesse aspecto os irmãos Coen sabem como ninguém criar personagens únicas, bem como escolher os actores certos para lhes dar vida. Entre estes destacam-se John Goodman, um homem misterioso, Garrett Hedlund como nunca o viram, Carey Mulligan com um palavreado acima de qualquer suspeita e Justin Timberlake como um doce cantor folk; Timberlake e Mulligan formam uma dupla cantante de nome Jim and Jean (ou vice-versa). Para já não falar de todos os outros cantores folk que povoam este filme, bem como os estranhos convidados em casa dos pais do outro membro da dupla desfeita. Muito importante também, são os gatos que povoam o filme, dando alguma humanidade a Llewyn e partindo-nos o coração por duas ocasiões. No papel principal, Oscar Isaac habita o personagem tanto fisicamente como emocionalmente, conseguindo irritar-nos com a sua passividade perante a vida.


O filme tem uma sequência genial e hilariante. Passa-se num estúdio de gravação, onde Isaac, Timberlake e outro jovem gravam uma canção folk. Só por este cena vale a pena ir ver o filme, que considero desde já como um dos melhores dos irmãos Coen. Classificação: 7 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário