Etiquetas

domingo, 4 de agosto de 2013

A MALTA E EU (The We and the I) de Michel Gondry


Uma escola no Bronx, Nova Iorque. É o último dia de aulas e um grupo de alunos apanha o autocarro de regresso a casa. Nessa longa viagem revelam-se grupos, personalidades, amores e ódios.

Um retrato real e muito bem filmado por Michel Gondry de uma geração à deriva e sem grande futuro. Gondry consegue fazer-nos sentir como se estivéssemos dentro daquele autocarro e às vezes dava vontade de estarmos lá, mais que não fosse para dar um par de estalos a alguns dos chamados “bullies”. Se vão à procura de uma história, não o façam, pois aqui temos apenas apontamentos da vida e das relações de diversos alunos. Pode-se dizer que, conforme os grupos se vão separando, há uma certa evolução nas personagens, mas os últimos diálogos a pender para o moralismo não me convenceram.

Em vez de usar actores profissionais, Gondry usou estudantes reais, conseguindo tirar deles interpretações realistas e muito naturais. Acredito que muitos deles podem ter futuro como actores, principalmente a jovem negra de cabeleira loira e o gay mais sensível.

Pessoalmente, gosto de filmes com história e, durante a primeira meia-hora do filme, estava a sentir-me completamente desinteressado de testemunhar a estupidez e o vazio da personalidade destes jovens. Mas aos poucos e poucos fui ficando curioso e, apesar de não ter adorado o filme, acho que Gondry conseguiu fazer algo de diferente no actual plano cinematográfico em que se vive. Classificação: 6 (de 1 a 10)





Sem comentários:

Enviar um comentário