Etiquetas

domingo, 13 de novembro de 2011

NOS IDOS DE MARÇO (The Ides of March) de George Clooney


Stephen é um jovem promissor assessor de imprensa, a trabalhar na candidatura à presidência do governador Mike Morris, que acredita piamente nas virtudes do seu candidato. No entanto, nem tudo é o que parece e ele vê-se confrontado com os meandros sujos da politica.

Quando saí do cinema, não pude deixar de ouvir os comentários de um casal de idosos que ia à minha frente. O marido virou-se para a mulher e resumiu o filme desta forma: “As mulheres é que mandam no mundo e dão cabo dos homens”. Parece uma forma simples de ver este drama politico, mas não está longe da verdade, se bem que no filme os homens dão uma ajudinha às mulheres.

Não sou grande fã de politiquices e nem tenha grande paciência para elas, mas Clooney dá-nos uma interessante visão dos jogos das campanhas e fá-lo de uma forma acessível a leigos na matéria como eu. A ajudá-lo tem um forte elenco, de que ele faz parte. Ryan Gosling é excelente como Stephen e é sem dúvida um dos melhores (e mais giraços) actores da sua geração; a seu lado a bonita Evan Rachel Wood mostra porque pode ser uma das melhores da nova geração.

O filme tem duas cenas que acho que o marcam. Uma delas é passada numa escada escura e Wood está simplesmente fabulosa;  a outra é o ambíguo final com Gosling a enfrentar as câmaras e nós não conseguimos saber o que vai sair da sua boca. Estas duas cenas são brilhantemente dirigidas por Clooney, que tira o maior proveito do seu bem escolhido elenco. Estou certo que os amantes de politica vão gostar. Classificação: 6 (de 1 a 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário