Etiquetas

sábado, 1 de outubro de 2022

JORGE VAI AOS FILMES: MEIA-DÚZIA DE TÍTULOS

Entre estreias no circuito comercial das salas de cinema e estreias nos canais de streaming, há cada vez mais filmes para ver, se bem quantidade não significa qualidade. Por exemplo, tem havido muitas estreias nos cinemas, mas poucas são as que me têm despertado interesse e, como o tempo (e dinheiro) cada vez chega para menos, a escolha cai cada vez mais sobre o género de filmes que gosto em detrimento de outros que até podem ser interessantes.

Nas minhas últimas incursões pelos filmes, assisti a meia-dúzia de novos títulos, de géneros diferentes, mas onde a componente distração/escape é comum a todos. Destes talvez o que se aproxima mais da vida real é o CHA CHA REAL SMOOTH, uma comédia dramática onde um moço se apaixona pela mãe de uma jovem autista, que pode ser visto na Apple TV. Por vezes a puxar à lágrima fácil, é divertido quanto baste e tem no papel principal um actor por quem é fácil sentir-se empatia, chama-se Cooper Raif é é também o realizador e argumentista do filme; é um daqueles projectos que pode chamar a atenção dos Óscars.

No canal da Disney vi o novo PINÓQUIO, com Tom Hanks no papel de Geppeto, mas não gostei. As novas canções são fraquitas e a ideia de porém o Tom Hanks a cantar não foi feliz. Isto misto de animação e figura real tem bons efeitos especiais, mas parece que se esqueceram do apelo da história original e até o facto de lhe crescer o nariz não tem praticamente qualquer significado.

Já no cinema, não resisti aos encantos de Julia Roberts e George Clooney no BILHETE PARA O PARAÍSO. Não é um grande filme, mas já tinha saudades de ver uma comédia romântica onde reina a boa disposição, sem pretensões a não ser fazer-nos passar cerca de duas horas em cenários de sonho (quero ir a Bali) na companhia de uma dupla imbatível. Nos tempos negros que se vivem, sabe bem ver um filme que não se leva a sério e onde a crise se esquece. Uma lufada de ar fresco!

O mesmo não posso dizer do TRÊS MIL ANOS DE DESEJO, onde Tilda Swinton solta um génio, Idris Elba, que lhe tem que conceder três desejos. Visualmente rico e com uma excelente Swinton, achei o filme arrastado, falta-lhe magia e a sensação de maravilhoso. Esperava melhor de George Miller e fiquei com saudades das fantasias das Mil e Uma Noites. Já pensaram qual seriam os vossos três desejos? Sinceramente, não sei muito bem quais seriam os meus...

Se como eu gostam de filmes de terror, O CONVITE é uma boa incursão no género, onde finalmente os vampiros voltam a ser maus! A história é simples, um vampiro (que é provavelmente o próprio Drácula em versão bonitão e limpinho) precisa de encontrar a sua terceira noiva e esta é uma jovem herdeira que nem sabe o que a espera. O elenco não é muito bom, mas a jovem Nathalie Emmanuel aguenta bem o filme, ganhando facilmente a nossa simpatia, perante o pretensiosismo pedante das restantes personagens. Bem, sempre tive um fraquinho por vampiros!

Não muito longe do género terror está o NÃO TE PREOCUPES, QUERIDA. Este thriller de suspense rouba ideias ao THE STEPFORD WIVES, THE VILLAGE e outros mais, mas fá-lo muito bem, prendendo-nos à cadeira e tem em Florence Pugh uma actriz à altura. Ela e o seu marido vivem numa comunidade perfeita e fechada, onde as coisas não são bem o que parecem e, para sobreviver, ela terá que descobrir o segredo por detrás de tudo aquilo. Uma crítica ao mundo machista, onde as mulheres são relevadas para pouco mais do que donas-de-casa (que como todos sabemos, não é uma profissão nada fácil) e onde as orgias coreográficas do Busby Berkeley ganham contornos incómodos. Uma boa surpresa que aconselho a todos!















E foi assim, a minha última meia-dúzia de filmes. Em breve espero que haja mais e até lá divirtam-se e bons filmes!

BILHETE PARA O PARAÍSO (Ticket to Paradise) de Ol Parker - Classificação: 6 (de 1 a 10)

CHA CHA REAL SMOOTH de Cooper Raif - Classificação: 6 (de 1 a 10)

O CONVITE (The Invitation) de Jessica M. Thompson - Classificação: 6 (de 1 a 10)

NÃO TE PREOCUPES, QUERIDA (Don’t Worry Darling) de Olivia Wilde - Classificação: 7 (de 1 a 10)

PINÓQUIO (Pinocchio) de Robert Zemeckis - Classificação: 4 (de 1 a 10)

TRÊS MIL ANOS DE DESEJO (Three Thousand Years of Longing) de George Miller - Classificação: 4 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário