Etiquetas

domingo, 31 de dezembro de 2017

SUBURBICON de George Clooney

A História: Suburbicon é o idílico e mais “branco” subúrbio dos Estados Unidos, onde, para horror dos seus habitantes, um casal de negros vai viver. Pior que isso é o que se passa em casa do pequeno Nicky, pois viu a sua mãe ser assassinada por um duo de patifes e o seu pai e a irmã da mãe não parecem muito chocados.

O Filme: Com este ano cinematográfico quase a chegar ao fim, estreia entre nós a comédia mais deliciosa de 2017. É verdade que, de acordo com o IMDb, é um drama e não uma comédia, mas não para mim.
O argumento com a assinatura inimitável dos irmãos Coen, mistura o drama do racismo com as tramas de um thriller, que é um por um lado previsível e por outro lado está cheio de surpresas. Tudo isto em ambiente colorido a fazer lembrar os clássicos de Hollywood dos anos 40/50, os quais o realizador George Clooney homenageia com respeito e humor.
O filme está cheio de pequenos pormenores que eu adorei (o estrangulamento visto em sombras é um deles) e tem um humor negro que adorei. A violência é real, mas é mais chocante o lado racista da história do que o lado criminoso e Clooney consegue o equilíbrio perfeito entre as duas.
O elenco é todo ele muito bom e Clooney é um excelente director de actores, sendo palpável o gozo que estes devem ter tido a fazer este filme. Matt Damon é o consolável viúvo, Oscar Isaac o espertalhão agente de seguros, Gary Basaraba o bem-intencionado e bem disposto tio, Karimah Westbrook a digna vizinha negra e Glenn Fleshler & Alex Hassell o duo pateta de assassinos.  O pequeno Noah Jupe é excelente como Nicky e a fabulosa Julianne Moore ilumina o filme com a enorme luz do seu talento (mais uma vez ela merecia um Óscar, ou pelo menos uma nomeação).
Sei que a crítica profissional não tem sido muito favorável a este filme, mas para um cinéfilo como eu é dos melhores do ano e deliciei-me a vê-lo. A não perder!

Classificação: 8 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário