Etiquetas

terça-feira, 25 de abril de 2017

O JARDIM DA ESPERANÇA (The Zookeeper’s Wife) de Niki Caro

A História: Em Varsóvia, durante a perseguição dos Nazis aos judeus, Antonina e Jan Zabinski, os donos do jardim zoológico local, ajudam vários judeus a escapar às garras dos Nazis.

Os Actores: A grande Jessica Chastain, que este ano já nos brindou com a sua inesquecível interpretação em MISS SLOANE, está de regresso para voltar a iluminar o ecrã com a sua beleza e talento natural. Chastain é daquelas actrizes que faz parecer que não é necessário esforço para dar vida às personagens. Ela é, sem dúvida, a melhor coisa deste drama e, com excepção de Daniel Brühl como o “mau” da fita, o restante elenco não está à sua altura.

O Filme: Baseado numa história verídica e numa altura em que nos chegam notícias sobre homossexuais que são postos num campo de concentração na Chechénia e em que a religião das Testemunhas de Jeová é proibida na Rússia, este filme recorda-nos o flagelo que foi o Nazismo. Não devemos esquecer que o Nazismo começou com pequenas perseguições, que pareciam inconsequentes e que se transformaram naquilo que a História nos conta. A realizadora Niki Caro pega na história dos Zabinski e dá-nos uma visão mais intimista da perseguição aos judeus, mas acho que posso dizer que o faz de uma forma algo ligeira. O filme tem momentos dramáticos, daqueles capazes de pôr o público a chorar, mas confesso que as cenas que mais mexeram comigo foram as que envolvem os animais. Acho que nunca tinha pensado em como terá sido a vida de animais encarcerados numa cidade a ser bombardeada e acreditem que me fez muita impressão. Para mim, o problema deste filme, com o qual não fui capaz de me sentir emocionalmente muito envolvido, é que a história dos Zabinski, apesar dos perigos reais que viveram, é muito delicodoce, falta mais dramatismo à mesma e talvez um lado mais negro que contrastasse com a bonita fotografia de Andrij Parekh.

Classificação: 5 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário