Etiquetas

segunda-feira, 20 de março de 2017

AQUARIUS de Kleber Mendonça Filho

A História: Clara, uma viúva de 65 anos, vive sozinha num apartamento junto à praia. Quando uma grande companhia decide comprar o prédio para o mandar abaixo e o transformar num condomínio de luxo, Clara recusa-se a vender o seu apartamento, entrando em guerra com eles.

Os Actores: No papel principal, a veterana Sonia Braga, que orgulhosamente ostenta as suas rugas, é simplesmente excelente como Clara, criando a sua personagem com grande naturalidade. A sua Clara é uma mulher apaixonada e apaixonante, de mente aberta, mas também agarrada à sua história. O restante elenco, apesar de ser todo muito bom e dar o apoio certo a Braga, nunca consegue estar à altura dela.

O Filme: Com duração de mais de duas horas, este filme podia tornar-se chato e, apesar de ter alguns apontamentos que pouco adiantam à história, a verdade é que se segue sempre com interesse, mas talvez ganhasse se fosse mais pequeno. O realizador Kleber Mendonça Filho consegue fazer-nos sentir empatia pela sua personagem e sem isso o filme não funcionaria. Apesar de se tratar de um drama, ele pontua o filme com humor e alguns momentos picantes (com pilas à mostra), que ajudam a prender-nos à história. É também um retrato de um Brasil corrupto, mas cuja situação retratada não acontece apenas no Brasil. Fala-nos ainda do confronto entre gerações com as velhas e tem uma cena brilhante onde, durante uma entrevista, ao perguntarem-lhe o que acha da música em MP3, Clara fala de um vinyl do John Lennon que comprou e a repórter falha em perceber a mensagem de Clara. No emocionante clímax, senti o meu coração a bater mais depressa do que normal e isso foi bom!

Classificação: 6 (de 1 a 10)




Sem comentários:

Enviar um comentário