Etiquetas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

MUSTANG de Deniz Gamze Ergüven

A História: Cinco jovens irmãs, órfãs de pais, são vistas a brincar com rapazes numa praia, o que escandaliza a sua avó e tio. São então proibidas de sair de casa e forçadas a casar o mais rapidamente possível, independentemente da sua tenra idade.

Os Actores: Por razões óbvias, quem mais se destaca é a pequena Günes Sensoy como Lale, a irmã mais nova e também a mais rebelde. Com um ar espevitado e um olhar inteligente, ela é a alma do filme. As jovens que interpretam as suas quatro irmãs também são convincentes nos seus papéis.

O Filme: Ao princípio, parece estarmos perante uma daquelas comédias juvenis, inconsequentes e frívolas, mas não é esse o caso. O que temos aqui é um drama forte sobre uma sociedade conservadora (a turca), onde em pleno século XXI o lugar da mulher ainda é obedecer a tudo de cara alegre, mesmo que isso vá contra a sua vontade e implique uma violação. Onde a hipocrisia e os falsos moralismos fazem parte do dia a dia, onde o que interessa é a imagem que se dá à sociedade e não o que se faz a portas fechadas. É difícil não nos sentirmos revoltados com a forma como as jovens são mostradas na rua, como se de carne se tratassem, e da forma como uma delas é tratada só por acharem que ela não foi virgem para o casamento. Não sabemos qual vai ser o futuro de Lale, mas rejubilamos com as suas decisões e a sua esperteza. Confesso que não consigo entender este tipo de culturas, onde as próprias mulheres alimentam a tradição, e só me apetece começar à estalada aquela gente toda. Um filme a não perder!

Classificação: 7 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário